Tiveram início ontem, com a sessão solene, as celebrações em honra de São Jorge na freguesia homónima, concelho de Santana. Assinalam-se os 503 anos da paróquia, ao mesmo tempo que se celebra o aniversário da freguesia, que o calendário apenas fixa na próxima segunda-feira, dia 23 de Abril.
Américo Gomes, presidente da Junta de Freguesia, aproveitou o momento para lembrar as várias iniciativas que o seu executivo tem colocado no terreno, nomeadamente os apoios sociais, marcados, ontem, pela entrega de prémios monetários no valor de 1.500 euros aos melhoes alunos da freguesia. Além disso, não perdeu a oportunidade para relembrar a necessidade da conclusão da Via Expresso, obra que, na sua opinião, é essencial para o desenvolvimento da freguesia.
Em jeito de resposta, Susana Prada deixou a nota de o Governo Regional tem prevista a conclusão dessa empreitada, a par da obra para o arranjo urbanístico de São Jorge. Lembrou, ainda, os investimentos no valor de 700 mil euros que a Águas e Resíduos da Madeira tem previstos para São Jorge. Não deixando de salientar a importância do trabalho das juntas de freguesia, apelou ao fortalecimento de consensos, “pretextos para que cada um dos presentes relembre e tenha presente que só o bem-estar das populações deve completar a noção de serviço público e bem estar social”, referiu.
Festa religiosa acontece hoje
Para o dia de hoje, domingo, estão reservadas as celebrações religiosas, preparadas pela Paróquia, cujo ponto alto será a procissão em louvor do padroeiro, com direito a honras militares pela banda militar. Refira-se que, neste âmbito, vai marcar presença nas celebrações o Comandante da Zona Militar da Madeira, o Major-General Carlos Perestrelo.
A missa solene, presidida pelo pároco Ronald Vieira, terá lugar às 19h30, seguida da referida procissão. Às 21 horas actua a Banda do Arco de São Jorge, às 22 horas Duarte Gomes, seguindo-se, às 22h30 Ruben Aguiar e a sua banda.