São várias as paróquias da Madeira que neste período pascal não dispensam a representação dos momentos mais significativos da vida e da paixão de Jesus Cristo, dando forma ao sentimento religioso que muitos madeirenses partilham nesta quadra. Uma dessas representações é a que acontece há já 23 anos na Paróquia de Santa Cecília e que tem no alto do Pico da Torre, em Câmara de Lobos, o seu momento mais significativo, a crucificação de Jesus.
Este é um evento que atrai centenas de pessoas da paróquia, mas também de toda a Ilha, e inclusive bastantes turistas, confirmou-nos o padre Francisco Caldeira, que há vários anos é o pároco da Paróquia de Santa Cecília, e que refere, inclusive, serem muitos os hotéis e agências que procuram informações sobre esta encenação, no sentido de poderem recomendá-la aos seus clientes que passam a Páscoa na Madeira.
Protagonizada pelos jovens da paróquia, esta 24.ª edição da Via Sacra contará com cerca de 70 figurantes, que, conforme nos revelou Francisco Caldeira, vão encenar algumas das cenas da vida e paixão de Cristo, nomeadamente a causa da sua morte, a sua relação com os marginais, os pobres e os doentes, os seus ensinamentos, a entrada em Jerusalém, a última ceia, o processo de condenação e a crucificação, entre outros aspectos também significativos.
Tal como acontece todos os anos, o pároco realça o esforço que é feito por todos os participantes em transpor para a actualidade cada uma das cenas representadas, de modo a que os espectadores possam associar os valores e acções ao seu quotidiano.
Este ano a representação acontece, como habitual, na Sexta-feira Santa de manhã, dia 30 de Março, a partir das 9h30.
Via Sacra dos Salesianos
Nesse mesmo dia realiza-se, também, a tradicional via sacra orientada pelos Salesianos Cooperadores, com início às 9h na igreja do Monte e percorrendo as diferentes estações até ao Terreiro da Luta, com três momentos de oração.