É um sonho tornado realidade pelas mãos do executivo da Junta de Freguesia de Santa Cruz, para alguns fregueses desta localidade, com a realização de uma viagem de três dias a Portugal Continental para pessoas com deficiência motora, onde o custo da viagem para os mesmos ficaria assumido pela autarquia.
No plano de actividades de 2023, e pela primeira vez, o executivo do JPP na freguesia de Santa Cruz incluiu a realização de uma viagem exclusiva para pessoas com deficiência, tendo sido um pedido de vários anos por alguns dos nossos fregueses, muitas vezes “esquecidos” naquilo que são as actividades dos organismos locais. Nesse sentido, o executivo da Junta de Freguesia decidiu avançar com uma viagem de três dias a Portugal Continental, visitando locais conhecidos como o Santuário de Fátima, Mosteiro de Alcobaça, entre outros, localidades nunca antes visitadas pelos participantes, tendo havido também a oportunidade de saborear a gastronomia local.
Considerando as especificidades desta população, os mesmos tinham de se fazer acompanhar por um familiar ou pessoa próxima, esta sim assumindo os custos associados à viagem. Da organização, fizeram parte Rui Gomes, enfermeiro de profissão e vogal da Junta de Freguesia de Santa Cruz que deu um apoio fundamental em toda a viagem e o presidente da Junta de Freguesia, Paulo Alves.
As viagens dinamizadas pela Junta de Freguesia não são novidade, desde a ida ao Porto Santo, a Portugal Continental com passagem em Espanha e, este ano, também com a viagem a São Miguel, nos Açores, no entanto, “foi a primeira vez que a Junta de Freguesia abriu esta possibilidade a pessoas portadoras de deficiência motora, situação inédita na RAM. Pelo menos daquilo que é o nosso conhecimento mais próximo”.
O balanço foi muito positivo e os próprios participantes já demonstraram vontade em repetir a viagem, indicação que muito satisfaz o executivo e que incentiva a Junta de Freguesia a continuar com esta actividade no futuro, desde que os participantes sejam residentes na Freguesia de Santa Cruz.