São três dias de arraial a animar, no próximo fim-de-semana, dias 4,5 e 6, a paróquia de São João, na Ribeira Brava. A festa é em honra a Nossa Senhora do Amparo que tem na animação três cabeças de cartaz: um em cada dia.
Victor Sousa (21:30) é o artista para a noite de sexta-feira, com animação prevista durar até a primeira hora da madrugada. Actua logo após a novena e missa de Acção de Graças. Antes, durante a manhã, haverá a apanha das açucenas seguida de desfile (11:30) com a participação dos alunos da escola EB1/PE do Lombo de São João e São Paulo.
No sábado, dia em que a festa se prolonga até às 02:00, o destaque da animação vai para a actuação dos Montereal Band (22:00). Destaque ainda para as romagens dos diversos sítios ao entardecer.
No domingo, João Vinagre dará concerto a partir do final da tarde (19:00). A meio da tarde realiza-se a missa, seguida de procissão. A ‘chamada’ para as cerimónias religiosas será dada pela Banda Municipal da Ribeira Brava.
A Comissão de Nossa Senhora do Amparo, Paróquia de São João Baptista (Ribeira Brava) é constituída por uma associação de fiéis fundada em Março de 2016 resolvendo assim uma lacuna existente na paróquia pois, esta era uma festa feita pelos diversos movimentos marianos sem maior organização.
A comissão é composta por dois órgãos de governo: Direcção (sete elementos) e Assembleia Geral (três elementos).
A Comissão de Nª Sª do Amparo faz saber que em tempos antigos (há mais de 60 anos, antes da construção da actual Igreja, antiga capela de S. João Baptista) esta era a maior festa desta paróquia, mas aquando da passagem do Sr. Padre Pedro Alves, este incentivou que as festividades do Santo Padroeiro – São João Baptista teriam de ter mais relevo e assim, a festa ao longo do tempo foi perdendo o seu furor até que ficou exclusivamente como ‘Festa dentro da Igreja’, portanto só celebrações eucarísticas.
Com esta comissão a Festa foi crescendo chegando aos dias actuais com todo o furor de um ‘normal’ arraial madeirense.
Além do profano habitual dos nossos arraiais, esta comissão presa pelo culto a nossa senhora e como tal fazemos um tríduo com duas novenas em honra de Nossa Senhora do Amparo antecipando o dia da Festa.
A ornamentação é feita com as tradicionais açucenas cor-de-rosa que crescem nas imediações da Igreja.
Volta também a ter as romagens com ofertas dos paroquianos dos diversos sítios.