Na última Assembleia de Freguesia de Gaula, o vogal Leonardo Gouveia, eleito pelo JPP apresentou um voto de protesto contra a ARM- Águas e Resíduos da Madeira, que mereceu a aprovação do vogal do PSD, já que a ‘nota negativa’ foi aprovada por unanimidade.
O problema não é novo e nos últimos anos várias têm sido as acções de protesto contra a falta de água naquela freguesia do concelho de Santa Cruz, com muitas críticas a serem apontadas à entidade que gere a água de rega na Madeira, a ARM.
De acordo com a nota enviada aos órgãos de comunicação social, “o texto do voto, para além da falta de gestão na problemática da água de rega, alerta para a necessidade de garantir a segurança de um tanque de rega da A.R.M. no Pico Norte da freguesia de Gaula, que se encontra desprotegido, não cumprindo as normas do decreto legislativo regional nº 20/89/M, e sendo um potencial perigo para os moradores da zona, bem como para os muitos que passeiam por aquela levada (Levada dos Tornos), além de que, o referido tanque contém água estagnada o que só por si, constitui vector de transmissão de doenças”.
Estas são, de resto, mais algumas das críticas que levam o JPP a falar em “inoperância e irresponsabilidade da A.R.M. na gestão daquilo que é da sua competência, fazer chegar com segurança e qualidade a água aos regantes”.