Até 2023, o mais tardar, deverão estar concluídas as duas novas estradas já prometidas pelo presidente do Governo Regional e associadas à ligação ao Ribeiro da Alforra e Limoeiro, em Câmara de Lobos. Em causa a anunciada “circunvalação” a partir da Avenida Nova Cidade, e a construção de nova estrada nas imediações do Estádio do Carmo, com ligação ao campo, troços que vão acrescentar mais 1,2 quilómetros de estrada e cujo custo estimado é de 3,5 milhões de euros.
Em causa, 550 metros para a ligação da Rua João Ricardo Ferreira César à Avenida Nova Cidade e 650 metros para a ligação do estádio de Câmara de Lobos ao acesso à Via Rápida, na mesma rua. Arruamentos com faixa de rodagem de 6.0m de largura e ladeado por passeios, estando prevista ainda a construção de 75 lugares de estacionamentos, entre outras infra-estruturas.
Os custos estimados perfazem os 3,5 milhões de euros. Cerca de 1,9 milhões de euros é o valor dos trabalhos a executar no troço entre o estádio e o acesso à Via Rápida (650,0 m) e 1,6 milhões de euros para o troço entre Rua João Ricardo Ferreira César e a Avenida Nova Cidade (550,0 m).
A construção destas estradas implicará a expropriação de cerca de 13 mil m2 de terrenos.
Uma vez que a obra já se encontra adjudicada desde 2009, a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infra-estruturas esclareceu que “não há necessidade de se lançar um procedimento de contratação pública, mas sim efectuar-se um novo acordo para conclusão da empreitada, num prazo estimado de 18 meses”. Obras a incluir no Orçamento da Região do próximo ano.
Saiba mais sobre estas empreitadas na edição de impressa de hoje do DIÁRIO!