Ao assinalar mais um aniversário da Junta de Freguesia de Santa Cruz, Paulo Alves, que tem definido os seus destinos desde 2013, falou ao ‘Diário das Freguesias’ dos problemas que afectam a freguesia e revelou-nos que investimentos fazem falta na localidade.
Reconhecendo as diferenças no modelo de gestão e organização da própria Junta, como resultado da aprendizagem de todos os elementos do executivo, o presidente não deixa de referir o aumento das competências das Juntas de Freguesia como um dos factores condicionantes da sua actuação, sobretudo face à falta de equivalente reforço financeiro.
Das necessidades que marcam o quotidiano da freguesia, começando pelas novas instalações para a Junta, aspecto que deverá ficar resolvido este ano, graças à parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, Paulo Alves destaca os pedidos de ajuda para melhoria das condições de acessibilidades às residências e de habitabilidade, bem como os pedidos de apoio para aquisição de medicamentos, não esquecendo outros apoios sociais, principalmente agora com a vinda de emigrantes da Venezuela.
Com um orçamento para 2019 da ordem dos 180 mil euros, a Junta de Santa Cruz espera pôr no terreno um conjunto de iniciativas à melhoria das condições de vida da população local, nomeadamente melhoramentos e construções de novas veredas, colocação de varandins de protecção ou criação de novas acessibilidades pedonais para facilitar a mobilidade da população no centro da freguesia.
No trabalho de campo que tem sido desenvolvido, Paulo Alves reconhece o evidente envelhecimento da população, destacando, por isso, o conjunto de actividades desenvolvidas pela Junta com vista à promoção de um envelhecimento activo, com iniciativas locais, como fora da Madeira.
Sessão solene, hoje, às 17
Para assinalar a data, pese embora todas as dúvidas que nos levem a questionar a escolha do dia 15 de Janeiro, logo à tarde, a partir das 17 horas, haverá sessão solene, na Casa da Cultura de Santa Cruz. De referir que este momento será aproveitado pelo executivo para a entrega dos prémios dos diferentes concursos que a Junta promoveu na quadra natalícia, nomeadamente o concurso dos presépios (particulares, instituições e montras), bem como o concurso de licores e o de doçaria tradicional.
À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, este ano volta a ser escolhida uma personalidade da freguesia que se tenha destacado em qualquer área, pelo que este hoje será a vez de homenagear a Irmã Gabriela de Nóbrega Teixeira.