• Calheta
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Carnaval das escolas ‘animou’ várias freguesias
2 Março, 2019
Assinatura de protocolos com as Juntas de Freguesia
4 Março, 2019

Escola de mãos dadas com a Europa

4 Março, 2019 às 15:50

Durante o passado mês de Fevereiro, a Escola Básica e Secundária/PE da Calheta esteve envolvida em vários projectos no âmbito do Programa Erasmus+.

No início do mês, um grupo de alunos e professores participou numa mobilidade nas Astúrias (Espanha), no âmbito do projecto ‘SHARE – Sharing heritage: fostering sensitivity for the past, the present and the future’ – uma parceria com escolas de Espanha, Alemanha e Suécia. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o património de cada país/região, incluindo o madeirense, com especial destaque para o da Calheta. Este trabalho continuará a ser desenvolvido por cada escola participante até à próxima mobilidade, na Alemanha, onde será apresentado o resultado final.

Também no início do mês anterior, a EBS Calheta – Polo Fajã da Ovelha esteve envolvida num Projecto Parcerias Transectoriais, tendo recebido 16 alunos e nove professores das escolas parceiras da Bulgária, Itália, República Checa e França, com vista a ampliar os seus conhecimentos sobre o património cultural e natural da UNESCO. Assim, o grupo visitou alguns lugares da Laurissilva da Madeira e percorreu algumas levadas, uma das melhores formas de conhecer o património ambiental da ilha.

Já em meados de Fevereiro, foi a vez de um grupo de alunos e professores deslocarem-se à cidade de Opava, na República Checa, a fim de participar na segunda fase de desenvolvimento do projecto TEAM (Together Everyone Achieves More). Os seis parceiros – Letónia, Espanha, Itália, Eslovénia, República Checa e Portugal – desenvolveram actividades subordinadas ao tema ‘Sê politicamente activo, motiva-te a ti próprio’, que visavam alertar para a necessidade e responsabilidade dos cidadãos com vista a tornarem-se elementos activos nas tomadas de decisão que visam o seu futuro.

Para experiência pessoal de cada um dos alunos, Fernando Terroso, coordenador das Actividades de Complemento Curricular da EBS/PE da Calheta realça que “ficaram as vivências que tiveram com os colegas e com as famílias de acolhimento, tendo podido experienciar in loco a vida e a cultura  nos diversos países onde estiveram”.

Share
Orlando Drumond
Orlando Drumond

Publicações relacionadas

12 Maio, 2025

Cultura e tradição em destaque na Escola do Lombo do Guiné


Ler mais
30 Abril, 2025

1.º de Maio assinalado com actividades desportivas nos Prazeres


Ler mais
24 Abril, 2025

Inteligência Artificial em debate na EBS da Calheta


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Festa da Flor no Imaculado anima Jardim de Santa Luzia
  • Tradição e sabor em destaque na XIV Mostra Regional da Truta e Rota da Sidra
  • Três docentes croatas visitaram a Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro
  • Apoios à natalidade já chegou a 60 agregados desde 2022
  • ‘Festa da Flor no Imaculado’ realiza-se este sábado no Jardim de Santa Luzia
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.