Esta sexta-feira, pelas 20h30, será inaugurada a II Mostra Regional do Bordado Madeira, evento que faz parte do calendário oficial das festas da Região e que ressalta os atributos da arte madeirense e dos seus criadores.
Organizada pela Casa do Povo de São Martinho e a ADNM – Associação Diáspora no Mundo, com a produção de Sandra Rodriguez, a iniciativa inicia-se no Hotel Quinta da Bela Vista, em São Martinho, com a abertura de uma exposição alegórica, onde participam 12 casas de bordado, estilistas, individualidades e o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), dando a conhecer verdadeiras relíquias representativas da arte secular.
Nesta noite, também será apresentado o Desfile de Moda ‘Homenagem ao Bordado Madeira’, com um formato inclusivo e de carácter 100% tradicional, onde serão apreciadas as suas origens e a aplicação que lhe podem dar na actualidade, valorizando aos seus actuais representantes e as ‘mãos de fadas’ que elaboram tão reconhecido produto.
Mais de 85 coordenados e 50 modelos desfilam ao som da Tuna Amadis da CP de Gaula, peças de luxo e qualidade de Hugo Santos, Nini Andrade, Lúcia Sousa, Karla Vieira, Ana Varela, Marisa Santos, Dina Trindade, Rita Pessanha, GES Bordados, Casa do Turista, Fábrica de Bordados Patrício & Gouveia.
Para domingo, às 15h30, continua a celebração nas instalações da Casa do Povo de São Martinho, com a abertura de uma exposição na sede, o debate ‘Passado, Presente e Futuro do Bordado Madeira’, com representantes do sector e uma homenagem às bordadeiras da Região.
A animação musical passa pela actuação da Tunacedros da CP de São Roque do Faial, do Grupo de Tocares e Cantares Verde Limão, da dupla internacional Sandra&Ricardo e do Grupo de Folclore da CP da Ribeira Brava
É importante destacar que a exposição alegórica da II Mostra Regional do Bordado Madeira estará aberta no Hotel Quinta da Bela Vista, no sábado e domingo, das 15 até as 19 horas.