Se, há uns anos, ninguém sabia onde ficava a Viana, hoje em dia não podemos dizer o mesmo. Localidade relativamente próxima de uma superfície comercial de grande afluência, cujo crescimento demográfico tem sido bastante acentuado na última década, é um local cada vez mais procurado para viver.
O sítio é “atravessado” por uma levada que, desde cedo, constou nas recomendações turísticas: a levada do Curral e Castelejo ou de Santo Amaro, cuja construção remonta ao séc. XVI. Com muita pena dos moradores, a parte desta levada, cujos terrenos situam-se na Viana, encontra-se encerrada há anos por não oferecer as condições de segurança a quem a utilizava. Não foi feito qualquer investimento no sentido de preservar este percurso pedestre que, inicialmente, servia para abastecer uma parte da zona ocidental do Funchal.
Como qualquer localidade em crescimento, há aspectos que podem e devem ser melhorados por quem de direito. É uma zona com boas acessibilidades, fruto de um trabalho meritório da Câmara Municipal do Funchal que asfaltou a estrada antiga que liga o sítio da Viana aos Três Paus. No entanto, as veredas e becos mereciam uma manutenção mais atenta da Junta de Freguesia de Santo António pois, como em qualquer outra localidade, há pessoas com dificuldades de locomoção e que necessitam de usar esses acessos para poderem sair de casa. Os espaços verdes contíguos e levadas têm de ser limpos com mais frequência, os corrimões dos becos deveriam ser alvo de vistorias uma vez que, quando deixam de estar em condições que ofereçam segurança aos moradores, são estes que tentam arranjar (dentro das suas possibilidades).
Os moradores deste sítio com vista para o mar e e para a serra, separados do concelho de Câmara de Lobos pela Ribeira do Socorridos esperam não ser tantas vezes esquecidos. Já travámos várias lutas para termos as acessibilidades que hoje temos, mas achamos que também merecemos que se lembrem de nós sem que essa iniciativa tenha de partir sempre do mesmo lado.
Somos parte de Santo António. Somos parte da maravilhosa cidade do Funchal!