A somar aos 20 bolseiros vigentes, o executivo da Junta de Freguesia de São Gonçalo, reuniu no final da semana, numa restrita sessão solene, com todos novos 15 bolseiros, para a outorga dos novos apoios a estudantes universitários.
Apoio pecuniário que visa custear, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propina a suportar pelo candidato durante o ano lectivo. As bolsas de estudo, têm um montante mensal individual de 65 euros que se encontre a estudar fora da Região, e de 50 euros por cada aluno que frequente o Ensino Superior na Madeira. No total o investimento anual da autarquia local em bolsas ronda 26 mil euros, a que corresponde 10 meses de atribuição deste apoio (de Outubro a Julho).
“O executivo da Junta de Freguesia, cumpre desta forma mais um compromisso tido com a população de São Gonçalo. Aumentamos a dotação das bolsas de estudo em cerca 43%, com um reforço de mais de 7.700 euros permitindo apoiar cerca 35 bolseiros, mais 15 relativamente ao verificado pelo anterior executivo socialista”, destaca Tiago Freitas, o agora presidente da Junta.
“Fizemos ainda questão, de alargar o âmbito dos regulamentos de forma que abrangessem os alunos que frequentam os cursos técnicos superiores profissionais ministrados em estabelecimentos de ensino superior, de forma a poder garantir equidade nos diferentes ramos de ensino superior. A aposta é clara e inequívoca na formação académica dos jovens da freguesia de São Gonçalo, de qual temos muito orgulho. Acreditamos e estamos esperançados que este apoio esbata as assimetrias e conduza ao êxito académico dos nossos jovens”, reforça o autarca da Coligação Funchal Sempre à Frente.
“Após a aprovação por unanimidade dos regulamentos das bolsas de estudo em assembleia de freguesia, o executivo diligenciou de forma célere todos os processos e garantiu aos bolseiros presentes na cerimónia que o valores dos apoios tinham sido transferidos, encontrando-se já nas contas bancárias dos beneficiários. Desta forma credibiliza-se a política de apoios sociais, honrando os compromissos assumidos com a população”, concretizou.