No âmbito da participação no Programa Erasmus + na acção MOBILITY OF YOUTH WORKERS ‘Learning and Challenging Emotional Intelligence Outdors’, o machiquense António Nóbrega, Técnico Superior e Formador do Serviço Técnico de Formação Profissional, da Direcção Regional de Educação, juntamente com 24 profissionais que trabalham com jovens, provenientes de nove países europeus, Bulgária, Croácia, Estónia, Letónia, Polónia Portugal, República da Macedónia do Norte e Espanha, estiveram num programa de 10 dias, na Letónia, durante o mês de Maio.
Este projecto teve como objectivo para estes participantes destes nove países, partilhar desafios comuns relacionado a saúde e bem-estar dos jovens, compreender melhor a Inteligência Emocional nos seus comportamentos e atitudes. Assim como, dotar os profissionais de ferramentas adequadas para lidar com esta problemática.
Este programa teve como principal objectivo melhorar a qualidade do trabalho com jovens desenvolvendo competências sobre Inteligência Emocional e a sua transversalidade nas diferentes áreas. Reflectir sobre as próprias habilidades explorando mais profundamente a autoconsciência e auto-regulação de situações da vida real. Explorar Ferramentas para cultivar a Inteligência Emocional e desenvolver competências da aprendizagem não-formal ao ar livre.
Da organização espera-se que este curso torne os participantes mais inteligentes emocionalmente e partilhem estes ensinamentos com os jovens, organizações e nas comunidades onde estão inseridos, desenvolvendo sessões de aprendizagem nos jovens.
António Nóbrega (Madeira), Susana Costa (Aveiro), Sara Fernandes (Porto), José Pinto Leite (Lisboa) foram os participantes que representaram Portugal.