A Casa do Povo de São Pedro dinamizou um workshop sobre o Bolo de Mel.
A formadora, Isa Gomes, pasteleira de profissão, transmitiu aos presentes todo o processo inerente à manufacturação desta iguaria, presença obrigatória nas mesas do Natal madeirense.
Este Bolo de Mel, elaborado com mel de cana, vários frutos secos, nomeadamente cidra, passas, amêndoa torrada e nozes foi perfumado com várias especiarias, tais como, noz moscada, canela e pimenta.
A massa elaborada neste domingo fica agora a descansar ao longo de três dias, estando prevista a sua cozedura na próxima quarta-feira à tarde.
Para que o workshop ficasse completo a formadora Isa Gomes trouxe já uma massa levedada, que foi ao forno de modo a que os participantes pudessem degustar esta tão apreciada iguaria.
Manuel Filipe, da Casa do Povo de São Pedro, destacou esta iniciativa como um complemento à exposição sobre o Bolo de Mel que está patente ao público nesta Casa do Povo até dia 15 de Janeiro de 2023. Manuel Filipe sublinhou ainda a tradição da manufacturação deste Bolo na freguesia de São Pedro ao longo de vários séculos, sendo que ainda existem duas fábricas que confeccionam o bolo e broas de mel de cana na actualidade, sendo dias referências ao nível regional nesta área da doçaria.
Decorre ainda, no dia 19 de Dezembro, às 16h, um workshop sobre Broas de Mel também na Casa do Povo de São Pedro e sob a orientação de Isa Gomes.
Tanto a exposição, da autoria do Museu Etnográfico da Madeira, como estes dois workshops têm como principal objectivo reavivar a tradição de utilização do Mel de Cana nos doces natalícios e transmitir às gerações mais jovens estes conhecimentos, incentivando igualmente a importância desta interacção principalmente ao nível familiar e, em especial na época do Natal.