Dando continuidade ao estipulado em regulamento, o executivo de Freguesia de São Gonçalo, liderado pela Coligação Funchal Sempre à Frente, entregou apoios de incentivo à natalidade a mais sete famílias cujos bebés nasceram na freguesia. A sessão de apresentação, decorreu na sala da Assembleia de Freguesia de São Gonçalo, onde o executivo liderado por Tiago Freitas reforçou a sua intenção em querer continuar a garantir proximidade junto dos munícipes de São Gonçalo, mantendo total disponibilidade para apoiar socialmente as famílias. O autarca partilhou juntos dos beneficiários que esta medida de apoio social de incentivo à natalidade e adopção, é inédita na freguesia e foi criada com vista a colmatar uma carência social identificada e cuja mesma, é totalmente financiado pela Junta de Freguesia de São Gonçalo com um valor máximo de 6.500 euros.
“O Executivo de Freguesia tem pautado a sua intervenção pela promoção de políticas sociais que visem melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes. No âmbito das nossas competências, e após aprovação em assembleia de freguesia por unanimidade de todas as forças políticas, o executivo de freguesia tem um papel fundamental que passa por estruturar mecanismos de incentivo à natalidade e apoio à infância, criando estímulos de apoio à fixação das pessoas no território, que permitam diminuir os factores associados à reduzida taxa de natalidade e os custos associados à parentalidade, promovendo a melhoria das condições de vida das famílias residentes na freguesia, bem como estimulação do comércio local”, refere Tiago Freitas.
Às 16 crianças que já tinham sido beneficiados por este apoio, foram mais sete famílias de São Gonçalo, cujos bebés contemplados terão a disponibilidade de usufruir de um cartão de apoio financeiro, para fazer face às despesas na aquisição de bens e serviços considerados imprescindíveis ao crescimento saudável das mesmas. O regulamento de apoio e incentivo à natalidade e adopção de São Gonçalo estabelece as normas de atribuição e consideram-se abrangidos pelo presente regulamento, todos os residentes na freguesia. Medida pioneira em São Gonçalo, o executivo de Freguesia realça que o incentivo social reveste a forma de atribuição de um subsídio pecuniário sob a forma de cartão pessoal e intransmissível das lojas do grupo Sonae, a atribuir aos bebés nascidos na freguesia para a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança. O valor varia entre os 200 euros para o primeiro filho e 250 euros para o segundo filho e seguintes.
“Na segunda sessão de entrega de apoios sociais, nomeadamente o incentivo à Natalidade e Adopção, que constitui ser mais um dia histórico para os munícipes da nossa freguesia, reforçamos mais uma vez, de que estamos a dar cumprimento ao compromisso assumido com a população. É com enorme satisfação que concretizamos esta medida pois estamos a considerar as mulheres e homens de amanhã em tão tenra idade! O executivo de Freguesia, pretende promover o desenvolvimento saudável em higiene e conforto dos bebés da nossa freguesia e acreditamos que estes apoios vêm de encontro às necessidades verificadas e constatadas. É particularmente gratificante e compensador presenciar que os apoios que são definidos para uma franja da população chegam e fazem realmente a diferença no dia-a-dia dos nossos fregueses!”, concretizou o presidente da Junta de Freguesia.