São significativos os acréscimos nos orçamentos das freguesias do concelho de Machico para o próximo ano. Enquanto as freguesias mais rurais contam com aumentos a rondar os 20 mil euros, a freguesia sede de concelho ‘ganha’ em 2024 mais 68 mil euros do Orçamento do Estado (OE 2024), ‘engordando’ o orçamento que ascenderá a 360 mil euros.
“O montante do orçamento da receita para o ano de 2024 está previsto o valor de 360.600 euros. Verificou-se um aumento significativo em relação ao orçamento de 2023, na ordem dos 68.000 euros provenientes do OE 2024 que prevê aumento do Fundo de Financiamento das Freguesias (FFF) e da transferência do excedente proveniente do mesmo fundo que tem sido distribuído por todas as freguesias ao longo dos últimos anos”, revela o presidente da Junta.
Alberto Olim reforça que “tem havido da mesma forma um aumento do orçamento da freguesia, fruto do esforço deste executivo na apresentação de candidaturas ao PRODERAM 2020, através da ACAPORAMA, para os projectos de apoio aos estudantes do pré-escolar e 1.º ciclo da freguesia, na atribuição de kits de material escolar, na candidatura do Festival de Arte e Pesca, e da recuperação de caminhos e veredas”, enumera.
O autarca socialista acrescenta que o reforço orçamental deve-se também ao apoio do Município de Machico, “através do protocolo de actividades culturais, do contrato interadministrativo de delegação de competências ou de apoios pontuais”.