• Caniço
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Escola do Caniço foi à Turquia num Erasmus
13 Março, 2024
1.450 ‘coelhinhos de chocolate’ oferecidos a alunos do Caniço
21 Março, 2024

Mobilidade Erasmus+ levou 3 professores e 4 alunos da escola das Figueirinhas à Alemanha

19 Março, 2024 às 10:45

Entre os dias 11 e 15 de Março, um grupo composto por 3 docentes (Isabel Alves, Susana Vieira e Vanda Franco) e 4 alunos (Daniel Teixeira, Fabiana Camacho, Lucas Fernandes e Núria Nóbrega) da Escola Básica do 1.º ciclo das Figueirinhas esteve na Alemanha, no âmbito da mobilidade C4 intitulada ‘Plastic Recovery and recycling targets and annual action plan waste management’, um projecto Erasmus+ kA220 ‘Let’s save our environment and our future’.

Eis o resumo feito pela escola:

No dia 11, a professora Susanne Wissing, do Kolleg St. Thomas, recebeu-nos de braços abertos com um pequeno jogo de apresentação e deu-nos a conhecer a escola. De seguida, estivemos na receção oficial desta semana de atividades, com a presença da direção, o Padre Christian e de toda a comunidade escolar. Seguiu-se uma excursão conjunta à Haus im Moor em Goldenstedt. Durante o passeio, inicialmente num pequeno comboio, e posteriormente a pé (por avaria do comboio), pudemos observar lindas paisagens.
Na manhã do dia 12 realizámos algumas experiências científicas subordinadas à temática da separação de resíduos, energia fotovoltaica, qualidade do ar e magnetismo. Para uma investigação mais detalhada da qualidade do ar, foram também utilizados os nossos dispositivos de medição, as placas experimentais. Posteriormente realizámos uma visita ao aterro de Tonnenmoor, em Vechta onde pudemos apreender informações interessantes acerca da separação de resíduos, reciclagem e compostagem de resíduos. No turno da tarde fizemos uma visita guiada à empresa @poeppelmann_lohne onde abordamos a temática da reciclagem e da produção eficaz de produtos.
Iniciámos a manhã do 3º dia com uma gincana digital – Actionbound, onde resolvemos enigmas acerca da temática ambiental. De seguida contruímos instrumentos musicais a partir de “lixo” e fizemos música juntos. Este dia terminou com uma reunião com os coordenadores do projeto, onde, discutimos os produtos finais do mesmo.
Na quinta-feira rumámos a Bremen onde, uma guia deu-nos a conhecer esta linda cidade e contou-nos a história dos famosos, “Músicos de Bremen”. Esta fábula, recolhida da tradição popular, editada e publicada, pelos Irmãos Grimm, na famosa coletânea de contos que ficaria conhecida como Grimms Märchen (em português, Contos de Grimm) relata a história de quatro animais domésticos que, depois de uma vida inteira de trabalho, são maltratados por seus donos. Afinal, decidem fugir para a cidade de Bremen para lá se tornarem músicos. Contrariamente ao que o título do conto faz supor, os personagens nunca chegam a Bremen pois, durante o percurso, conseguem assustar e afugentar um bando de ladrões, apossando-se do produto dos seus roubos e instalando-se definitivamente na cabana antes ocupada pelos malfeitores.
No final deste dia ainda visitámos o Klimahaus Bremerhaven – onde experienciámos uma viagem pelas zonas climáticas da Terra. O Kliimahaus é uma mistura entre um centro de ciência e um parque temático. Atravessámos 5 continentes e 9 locais, conhecendo pessoas de todo o mundo que “falaram” acerca do seu quotidiano e descreveram como o clima as afetou. Mostra um mundo único de tempo e clima.
No espírito do nosso projeto “Vamos salvar o nosso ambiente e o nosso futuro”, pudemos aprender muitos factos interessantes e obter conhecimentos sobre diferentes tipos de proteção climática.
No último dia desta semana de trabalho, discutimos a prevenção de resíduos. Trabalhámos em conjunto para recolher ideias e desenvolver estratégias para evitar o desperdício, tanto na escola como em casa. Estes resultados foram registados e apresentados através de cartazes.
Share
Andreia Dias Ferro
Andreia Dias Ferro

Publicações relacionadas

29 Maio, 2025

EB1/PE das Figueirinhas realiza mobilidade Erasmus+ na Áustria


Ler mais
28 Maio, 2025

ADN denuncia “estado vergonhoso” da limpeza e manutenção das áreas públicas no Caniço


Ler mais
27 Abril, 2025

JPP lamenta ‘chumbo’ apoio às famílias do Caniço com material escolar pelo PSD/CDS


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Concerto ‘Mandoisland’ junta dois músicos de reconhecido mérito internacional
  • Centro Cívico do Caniçal recebe exposição em “Homenagem aos pescadores”
  • Encontro anual de carros antigos com animação musical e dança
  • ​Cláudio Medeiros coordena futura estrutura de protecção civil do Imaculado
  • Junta de Freguesia apoia Banda Municipal da Ribeira Brava
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.