Entre os dias 11 e 15 de Março, um grupo composto por 3 docentes (Isabel Alves, Susana Vieira e Vanda Franco) e 4 alunos (Daniel Teixeira, Fabiana Camacho, Lucas Fernandes e Núria Nóbrega) da Escola Básica do 1.º ciclo das Figueirinhas esteve na Alemanha, no âmbito da mobilidade C4 intitulada ‘Plastic Recovery and recycling targets and annual action plan waste management’, um projecto Erasmus+ kA220 ‘Let’s save our environment and our future’.
Eis o resumo feito pela escola:
No dia 11, a professora Susanne Wissing, do Kolleg St. Thomas, recebeu-nos de braços abertos com um pequeno jogo de apresentação e deu-nos a conhecer a escola. De seguida, estivemos na receção oficial desta semana de atividades, com a presença da direção, o Padre Christian e de toda a comunidade escolar. Seguiu-se uma excursão conjunta à Haus im Moor em Goldenstedt. Durante o passeio, inicialmente num pequeno comboio, e posteriormente a pé (por avaria do comboio), pudemos observar lindas paisagens.
Na manhã do dia 12 realizámos algumas experiências científicas subordinadas à temática da separação de resíduos, energia fotovoltaica, qualidade do ar e magnetismo. Para uma investigação mais detalhada da qualidade do ar, foram também utilizados os nossos dispositivos de medição, as placas experimentais. Posteriormente realizámos uma visita ao aterro de Tonnenmoor, em Vechta onde pudemos apreender informações interessantes acerca da separação de resíduos, reciclagem e compostagem de resíduos. No turno da tarde fizemos uma visita guiada à empresa @poeppelmann_lohne onde abordamos a temática da reciclagem e da produção eficaz de produtos.
Iniciámos a manhã do 3º dia com uma gincana digital – Actionbound, onde resolvemos enigmas acerca da temática ambiental. De seguida contruímos instrumentos musicais a partir de “lixo” e fizemos música juntos. Este dia terminou com uma reunião com os coordenadores do projeto, onde, discutimos os produtos finais do mesmo.
Na quinta-feira rumámos a Bremen onde, uma guia deu-nos a conhecer esta linda cidade e contou-nos a história dos famosos, “Músicos de Bremen”. Esta fábula, recolhida da tradição popular, editada e publicada, pelos Irmãos Grimm, na famosa coletânea de contos que ficaria conhecida como Grimms Märchen (em português, Contos de Grimm) relata a história de quatro animais domésticos que, depois de uma vida inteira de trabalho, são maltratados por seus donos. Afinal, decidem fugir para a cidade de Bremen para lá se tornarem músicos. Contrariamente ao que o título do conto faz supor, os personagens nunca chegam a Bremen pois, durante o percurso, conseguem assustar e afugentar um bando de ladrões, apossando-se do produto dos seus roubos e instalando-se definitivamente na cabana antes ocupada pelos malfeitores.
No final deste dia ainda visitámos o Klimahaus Bremerhaven – onde experienciámos uma viagem pelas zonas climáticas da Terra. O Kliimahaus é uma mistura entre um centro de ciência e um parque temático. Atravessámos 5 continentes e 9 locais, conhecendo pessoas de todo o mundo que “falaram” acerca do seu quotidiano e descreveram como o clima as afetou. Mostra um mundo único de tempo e clima.
No espírito do nosso projeto “Vamos salvar o nosso ambiente e o nosso futuro”, pudemos aprender muitos factos interessantes e obter conhecimentos sobre diferentes tipos de proteção climática.
No último dia desta semana de trabalho, discutimos a prevenção de resíduos. Trabalhámos em conjunto para recolher ideias e desenvolver estratégias para evitar o desperdício, tanto na escola como em casa. Estes resultados foram registados e apresentados através de cartazes.