Neste fim-de-semana, 7 e 8 de Dezembro, vai realizar-se na praça Padre Patrocínio Alves, a 9ª Mostra da tangerina de Santa Cruz. Uma organização da Junta de Freguesia de Santa Cruz, com o apoio da Secretaria Regional da Agricultura, a Câmara Municipal de Santa Cruz e a Casa do Povo de Santa Cruz.
na praça localizada no centro da freguesia sede de concelho estarão em exposição as tangerinas de 43 produtores, “menos cinco que o ano anterior, devido ao facto deste ano haver uma redução na produção de tangerinas”, justifica o presidente da Junta de Freguesia.
O que não invalida que esta Mostra ‘perfumada’ com o aroma da ‘Festa’, seja “uma iniciativa que tem vindo sempre a crescer, ano após ano, que tem trazido muita gente a Santa Cruz e promovido a economia local”.
É um evento para valorizar o produto local e regional, e a profissão de agricultor e produtor de tangerina. “Santa Cruz é a zona da Região onde existe maior produção de tangerinas, havendo agricultores cuja produção já chegou às 15 e 16 toneladas”, assinala Paulo Alves.
Nesta 9ª nona edição, contempla várias iniciativas paralelamente à exposição, como um momento de formação sobre o cultivo e tratamento de tangerinas destinadas à população em geral.
Haverá culinária, tendo com elemento rainha, a tangerina. E animação musical. Especialmente na tarde/noite de domingo, com actuações da Classe de Violas da Casa do Povo de Santa Cruz (17 horas9, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz (18 horas), Sara Correia Banda (19 horas) e ‘Os D’Repente’ (20h30).