Rosinha é a cabeça-de-cartaz da Feira do Campanário 2025, a decorrer no fim-de-semana 17 e 18 de Maio, junto à Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade.
A artista nacional que em 2007 lançou o seu 1º trabalho de originais ‘Boca no pipo’, que chegou a disco de platina, em 2008 o seu 2º trabalho ‘Ele só quer é Fruta, em 2009 ‘Eu levo no Pacote’, e em 2010 editou o 4º trabalho com o nome ‘Eu Chupo’, actua na noite de sábado, dia 17.
O espírito festivo da Feira do Campanário – evento que junta actividades de diferentes áreas, com especial enfoque para o desporto, cultura e animação – tem o ponto alto na noite de sábado, que nesta edição coincide com o dia de reflexão para as eleições Legislativas Nacionais antecipadas, marcadas para o domingo, dia 18.
Há quase duas décadas Rosa Maria iniciou a carreira profissional de vocalista e acordeonista pela mão do compositor/produtor Páquito que em 2007 a convidou para gravar um álbum de originais. Na sequência dos quatro álbuns lançados nos primeiros quatro anos, Rosinha, nome artístico que a cantora adoptou, seguiram-se ‘Quem põe a minhoca sou eu’, em 2011, ‘Tenho um andar novo’, em 2012, ‘Na minha panela não entra…’, em 2013, ‘Eu seguro no pincel’, em 2014, ‘Eu lavo a Ameijoa, em 2015, e ‘Eu Faço de coentrada, em 2016, completando assim a preenchida primeira década de intensa actividade sempre com o seu género musical muito brejeiro/popular que tem conquistado muito público.
Nos anos seguintes Rosinha não abrandou o ritmo. Em 2017 editou ‘É de Gatas que eu Gosto’, em 2018 ‘Eu descasco-lhe a banana’, em 2019 ‘Eu Mexo nos Telhões do Meu amor’ e em 2020, já em plena pandemia lançava ‘Fica Sempre no Coador’. No ano seguinte voltava a surpreender com o videoclipe ‘Eu tenho uma Cana Boa’ gravado em casa com o telemóvel.
Nos últimos anos Rosinha continuou a surpreender com temas inspirados em cenas simples do quotidiano, apresentando títulos bem sugestivos tais como ‘Eu Agarro-lhe No Barrote’ que dá título ao álbum que inclui temas como ‘Eu Vou Capar Os Tomates’ ou ainda ‘É Só No Cu Meter’. Com o seu estilo brincalhão e a sua forma tão característica de brincar com as palavras, Rosinha presenteou ainda os fans com a interpretação de uma valsa intitulada ‘Há Pau De Toda A Maneira’.
Seja em Portugal ou no estrangeiro, Rosinha e o seu inseparável acordeão são sinónimos de alegria, boa disposição e sobretudo muita diversão. Ingredientes que prometem uma ‘noite de arromba’ na edição deste ano da Feira do Campanário, evento organizado pela Associação Desportiva do Campanário, com o patrocínio da Câmara Municipal da Ribeira Brava.