
A Junta do Imaculado Coração de Maria lançou as bases do plano de actividades da sua Universidade Sénior para 2026, numa reunião realizada esta terça-feira, na sede da Junta, que juntou o presidente Pedro Araújo e as coordenadoras Ana Paula Freitas e Iolanda Novita.
Um dos momentos centrais do planeamento para 2026 será a realização de uma conferência dedicada ao tema do idadismo, agendada para o dia 15 de Junho, uma segunda-feira que assinala o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Esta iniciativa pretende promover reflexão, sensibilização e debate público sobre discriminação etária, direitos das pessoas idosas e a necessidade de construir comunidades mais inclusivas, respeitadoras e atentas ao envelhecimento da população.
Outra das novidades apresentadas na reunião prende-se com a aposta em intercâmbios entre universidades seniores, tendo já sido encetados contactos com a Universidade Sénior do Porto Moniz.
O objectivo é concretizar uma actividade conjunta naquele concelho e outra no Imaculado Coração de Maria, numa lógica de partilha de experiências, conhecimento e vivências, que permita alargar horizontes, criar novas dinâmicas e reforçar laços. A intenção da coordenação da Universidade Sénior do Imaculado é que este modelo de intercâmbio possa vir a ser replicado progressivamente com outras universidades seniores locais, criando uma verdadeira rede informal de cooperação e convivência.
Da reunião resultaram igualmente propostas de visitas culturais e de lazer a integrar no plano anual da Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, destacando-se deslocações à Fazenda Sá, à Quinta da Palmeira e ao Jardim Núcleo dos Dragoeiros.
Foi ainda confirmada a participação da Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, pelo quarto ano consecutivo, no Encontro Nacional de Universidades Seniores, que em 2026 terá lugar em Gaia, no mês de Junho, reforçando a projecção externa deste projecto.
A Universidade Sénior é um projecto-âncora da freguesia desde 2022, afirmando-se como uma resposta estruturada à promoção do envelhecimento activo e da valorização dos seniores, com uma abordagem integrada que cruza formação, cultura, saúde, convívio e cidadania.