• Imaculado Coração de Maria
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Imaculado inova com actividade de Folclore Sénior
8 Maio, 2026
Gonçalves Zarco recria universo de “O Rapaz de Bronze” em exposição da Festa da Flor
9 Maio, 2026

Junta do Imaculado reforça apoio a pessoas com demência e cuidadores

9 Maio às 8:40

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria e a Delegação da Madeira da Associação Alzheimer Portugal assinaram, esta quinta-feira, um protocolo anual de cooperação destinado a reforçar o apoio prestado a pessoas com demência, familiares e cuidadores informais da freguesia.

O protocolo foi celebrado pelo presidente da Junta, Pedro Araújo, e pela presidente da Delegação Regional da Alzheimer Portugal, Isabel Fragoeiro, acompanhada pela psicóloga da instituição, Helena Catarina Andrade.

Segundo a autarquia, o acordo prevê a continuidade do apoio financeiro e logístico à actividade regular desenvolvida pela Alzheimer Portugal na freguesia, permitindo manter o atendimento gratuito de proximidade realizado quinzenalmente.

O serviço decorre às sextas-feiras, entre as 10 e as 12h30, no Espaço Geração Imaculado, na Quinta Deão, tendo como objectivo apoiar famílias e cuidadores, através de esclarecimentos sobre demências e informação relativa aos serviços de apoio disponíveis.

O protocolo contempla ainda acções de sensibilização comunitária, bem como iniciativas de formação e orientação dirigidas a cuidadores informais.

Citado em comunicado, Pedro Araújo afirmou que “este protocolo representa mais um passo na construção de uma freguesia socialmente mais solidária e preparada para responder às necessidades da população afectada por estas doenças degenerativas”.

O autarca defendeu igualmente que “o apoio às famílias, aos cuidadores e às pessoas com demência deve assumir-se como uma prioridade permanente das políticas locais de proximidade e intervenção comunitária”.

Por sua vez, Isabel Fragoeiro agradeceu a colaboração da Junta de Freguesia, salientando que “a continuidade desta parceria permitirá fortalecer o trabalho de acompanhamento técnico e psicológico desenvolvido no terreno”.

O protocolo agora celebrado terá vigência até 31 de Dezembro de 2026 e enquadra-se na estratégia da Junta de Freguesia de apoiar entidades com intervenção social relevante no território.

Share
Érica Franco
Érica Franco

Publicações relacionadas

20 Setembro, 2026

Grupo de Folclore da Universidade Sénior do Imaculado estreou-se no festival Enseada


Ler mais
17 Setembro, 2026

Santo António terá 94 dos novos fogos habitacionais do Funchal


Ler mais
14 Setembro, 2026

Curso EFA do Imaculado pretende reforçar a qualificação de adultos


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Vigília pela Paz na Escola da Torre
  • Bom Despacho em festa durante quatro dias com cortejo, procissão e muita animação
  • Grupo de Folclore da Universidade Sénior do Imaculado estreou-se no festival Enseada
  • PS Seixal contesta legalidade da convocatória para Assembleia de Freguesia
  • ‘O Sono e a Saúde Mental’ em debate no Caniço
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.