Foi no âmbito do projecto ‘Parlamento dos Jovens 2018’, que teve lugar no passado dia 20 de Fevereiro, na Assembleia Legislativa da Madeira, destinada aos alunos do ensino secundário, que um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz participou numa sessão com a temática ‘Igualdade de Género’.
Coube à deputada na Assembleia da República Sara Madruga fazer a introdução aos trabalhos, referindo que graças à lei da paridade tem sido percorrido um importante caminho no que respeita à participação das mulheres na vida política. “No nosso país, infelizmente, se não tivesse havido do ponto de vista legislativo uma imposição de quotas, teríamos neste momento menos mulheres a participar na política”, disse.
Os alunos, orientados pela professora Cristina Pita, apresentaram as suas propostas com o objectivo de promover a igualdade de género, acabando por verem incluída uma das suas propostas no projecto de Recomendação da Madeira. Assim, nos próximos dias 14 e 15 de Maio, os alunos Francisca Marujo e Marco Estrela vão representar o círculo eleitoral da Madeira na Assembleia da República, por terem sido os ‘deputados’ mais votados.
No caso da aluna Francisca Marujo, será também a porta-voz do círculo regional, ficando com a responsabilidade de apresentar o projecto de Recomendação da Madeira em Lisboa.