Com sede nesta freguesia, a Câmara Municipal da Calheta, nas últimas semanas, acelerou a fundo com um sem fim de atividades diversificadas.
Com partida lenta e de luz apagada, o pelotão de cerca de 600 atletas, em ação ambiental, assinalou a campanha global “Hora do Planeta” com caminhada, isto depois de, simbolicamente e assistido por crianças se ter comemorado o Dia Internacional da Árvores, com a plantação de árvores endógenas, em escola primária. Viva o Planeta!
Ao longo da corrida, bonificações sociais são conquistadas e metas volantes como é o caso dos programas “Calheta de Esperanças” e o apoio à população mais necessitada, com a disponibilização de materiais para as pessoas com limitações, conquista os entusiastas. Viva a Família!
Em concerto interativo, que juntou na mesma equipa os alunos do 1º ciclo do concelho e a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, e ainda a oportunidade de acesso ao teatro, com desconto generoso para assistir a peça “Enfim, nós!”, a cultura e a população ganhou pontos… e mais artistas. Viva a Cultura!
Em terra onde os animais também são desportistas titulares, a campanha veterinária de cães e gatos decorreu à volta do circuito calhetense, premiando com tratamentos, vacinações e licenciamentos gratuitos as centenas de animais de companhia e a sua própria companhia com um borliux. Viva os animais!
Os cata-ventos recordistas que adornaram os jardins do Município, deram lugar a flores naturais e a esperança de um mundo mais solidário e sustentável cresceu. Ato simbólico protagonizado pelos “camisolas amarelas” do ensino primário do concelho, com a disposição de flores no muro da esperança junto à Câmara, desabrochou a primavera calhetense e a famosa e formosa Festa da Flor. A faltar, apenas o resultado da Mostra Calheta a Florir. O concurso, com inscrições até dia 8 de maio, visa reconhecer o contributo da população na conservação e gosto pela natureza. Viva ela… a Natureza!
A promoção do desporto e camaradagem fez-se à velocidade duma bola de futebol, misturada com a fúria do todo-o-terreno nas comemorações do Dia de Trabalhador, em evento promovido uma vez mais, pela Câmara Municipal da Calheta. Precedido, em semanas anteriores, com disputa ‘mata-mata’ entre equipas representantes das diversas freguesias do concelho, o torneio tradicional de futebol inter-freguesias, sagrou o seu campeão no dia de costume: 1 de maio. Nesta que é festa do desporto local, também os motores rangeram alto, desafiando a física e a gravidade em sobe-e-desce constante e arrepiante, na sinuosa pista de trial dos Prazeres, na XVª Super Trial 4×4 Calheta.
De cerveja na mão, a meta só surge à vista nas últimas curvas com a aproximação da XIVª edição do Rali da Calheta, que fumegará as estradas, nos dias 11 e 12 de maio. A adrenalina irá disparar e culminar, como de costume, na Vila da Calheta, depois de repetidas passagens pelas diferentes freguesias do concelho. Viva o Desporto!
Ainda com a cerveja fresca, esperamos agora pelas festas do concelho e pelo verão. A Calheta convida, não?!…
Dá gosto ver… Viva a Calheta!