Os alunos das turmas 9.º3, 9.º7, 10.º6 e 11.º5 da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco participaram, ontem, numa caminhada de protesto coma temática ‘Diz Não à Violência Contra as Mulheres’, que pretende sensibilizar para o problema e alertar que qualquer violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos e tem consequências devastadoras para as vítimas, suas famílias e a sociedade como um todo.
“É importante reconhecer os sinais de violência e procurar ajuda, seja através de amigos, familiares e ou de organizações especializadas. Por conseguinte, é preciso que todas as Mulheres do mundo conheçam os seus direitos, pois garantir que os direitos humanos sejam efectivos e respeitados é responsabilidade de todos”, considera a escola em nota à imprensa.
A temática da violência contra as mulheres foi sendo trabalhada ao longo das aulas de uma forma emotiva e realista, com o intuito de os alunos tomarem consciência de que este problema é muito grave e generalizado e que afecta mulheres de todas as idades, raças, etnias e classes sociais. Em causa estiveram temáticas relacionadas com a violência “física, sexual, psicológica, económica e doméstica”.