Animação de cariz popular, gastronomia tradicional e actividades recreativas tradicionais, volta a ser o ‘cartão-de-visita’ da Festa da Castanha da Serra 2024 a realizar-se no próximo domingo na serra do Campanário, mais precisamente no Chão Boieiro – nas imediações da Casa Florestal da Trompica – zona envolvida por mancha de castanheiros localizada entre os sítios do Lugar da Serra, em Campanário, e das Fontes, na Ribeira Brava.
O evento público de cariz popular volta a fazer-se no pequeno descampado envolvido por mancha de soutos situado junto ao caminho florestal de acesso à Trompica.
A exemplo de edições anteriores, o ‘arraial’ faz-se à luz do dia (entre as 10 e as 18 horas), sendo que animação está prevista acontecer ao longo da tarde com despiques e cantares populares (aberta à participação informal de todos).
A gastronomia volta a ser ‘prato forte’ que aguça o apetite desta festa promovida em plena mancha de castanheiros – das maiores existentes na ilha –, com destaque para a sopa de castanha e outras iguarias de castanhas (bolos, licores entre outros), complementados com outros sabores tradicionais da serra (sopa de trigo) e da época, entre outros.
Nas actividades programadas, ao final da manhã haverá caminhada orientada ‘Renascer das cinzas’, percurso entre o sítio das Fontes até ao Chão Boieiro, e no recinto da festa a dinamização de jogos tradicionais (jogo do pião, roda do lenço, saltar à corda, entre outras brincadeiras cada vez mais em desuso), passeios a cavalo e passeios locais.