Foi no decorrer de uma visita realizada esta manhã à freguesia do Curral das Freiras que o presidente da Câmara de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, se inteirou dos vários trabalhos ali já concretizados e outros em curso, nomeadamente as obras de beneficiação e protecção na vereda do Calhau Grande, no sítio da Capela, e as obras em curso de construção de uma ponte pedonal e beneficiação da vereada de ligação a terrenos agrícolas no sítio da Fajã dos Cardos. Obras executadas pela Junta de Freguesia do Curral das Freiras, tendo contado com o apoio financeiro da Câmara Municipal.
O encontro de trabalho serviu ainda para visitar as instalações da antiga escola da Seara Velha e do antigo posto de turismo do centro da freguesia. Refira-se que a EB1/PE da Seara Velha, localizada no sítio da Capela, na vertente sul da freguesia, foi recentemente desactivada, tendo os alunos sido integrados na EB123 do Curral das Freiras, encontrando-se o edifício em adequadas condições para integrar valências sociais, culturais e comunitárias de génese local.
Pedro Coelho salientou que o executivo municipal irá apresentar à Secretaria Regional da Educação uma proposta de ocupação funcional daquele equipamento público, tendo em vista a dinamização de actividades dirigidas à comunidade. A proposta do executivo municipal contempla, entre outras valências, a instalação da Associação Refúgio da Freira, para dinamização de actividades ligadas ao artesanato e ofícios tradicionais; algumas valências da Casa do Povo do Curral das Freiras, nomeadamente ao nível da formação e dinamização de ateliers dirigidos a crianças e jovens da freguesia e do concelho em geral.
No caso do antigo posto de turismo, o autarca fez saber que a edilidade está a trabalhar com a Secretaria do Turismo para reactivação daquele equipamento público, tendo já sido proposta a reocupação funcional do espaço para o desenvolvimento de actividades de comércio de produtos agrícolas, artesanato e doçaria de base local, vocacionado para o turismo.
O executivo municipal promoveu ainda a visita ao sítio da Terra Chã, tendo o edil câmara-lobense anunciado que está neste momento em curso os estudos técnicos para o lançamento, a médio prazo, da empreitada de construção de um novo acesso automóvel ao aglomerado habitacional localizado na Terra Chã de Cima. O autarca reconheceu esta obra vem sendo reivindicada pela população local, que neste momento tem de percorrer um longa vereda para chegar às suas habitações. Com a execução das obras de alargamento da vereda serão criadas melhores condições de acesso automóvel às habitações e terrenos agrícolas existentes ao longo do traçado.
No final dos trabalhos, Pedro Coelho mostrou-se satisfeito com os trabalhos realizados na freguesia do Curral das Freiras, os quais são reflexo do trabalho de proximidade concretizado quer pela Junta de Freguesia, quer pela Câmara Municipal. Tendo como objectivo a melhoria da qualidade de vida da população, os investimentos já executados, e os que estão programados ocorrer no curto e médio prazo, são decisivos para o conforto e segurança das pessoas.
A visita de trabalho hoje realizada integra-se no conjunto de acções de proximidade programadas pelo executivo municipal. No passado dia 26 o executivo municipal visitou o Jardim da Serra, estando agendadas visitas à freguesia de Câmara de Lobos no próximo dia 20 de Março, à freguesia do Estreito de Câmara de Lobos a 27 de Março e à freguesia da Quinta Grande a 9 de Abril.