O atuneiro Autonomia foi o barco tirado à sorte para transportar este ano a imagem de Nossa Senhora da Piedade na dupla procissão marítima a acontecer no Caniçal no fim-de-semana de 17 e 18 deste mês de Setembro.
O sorteio da embarcação ‘de proa’ realizou-se este domingo. “A Junta de Freguesia do Caniçal informou que “mediante um sorteio o Atuneiro AUTONOMIA, foi o feliz contemplado para transportar a Nossa Senhora da Piedade”.
Cerca de 20 atuneiros integraram o sorteio que todos os anos ‘escolhe’ qual a embarcação a transportar na original procissão marítima o andor da ‘Senhora dos Pescadores’. A festa que acontece anualmente no terceiro fim-de-semana de Setembro, na véspera (sábado) da solenidade, a procissão desloca-se até à capelinha sobre o cabeço do Monte Gordo (entre a Prainha e a Quinta do Lorde) para conduzir a Virgem até a Igreja Paroquial do Caniçal, onde se celebra uma festa. No dia seguinte, domingo, nova procissão por mar para fazer regressar Nossa Senhora da Piedade à referida capela.
foto:DR