Numa altura em que muitas das atenções estão centradas na polémica estrada das Ginjas, em São Vicente, do outro lado da ilha, em Machico, há quem reclame também uma intervenção de beneficiação na precária estrada florestal que atravessa uma das mais magníficas manchas da floresta Laurissilva, como é o caso da serra das Funduras.
Natural da freguesia de Santo António da Serra, onde está localizada a emblemática serra das Funduras, Fábio Rodrigues, vereador não executivo do PS, em Machico, defende a requalificação do caminho florestal na serra das Funduras, com condições de acessibilidade à generalidade da população – todo o tipo de veículos – e não apenas a alguns.
O autarca socialista aponta o exemplo dos Açores, onde há estradas florestais que mesmo sem betuminoso oferecem pavimento acessível a todo o tipo de veículos. É este modelo açoriano que classifica de “excelente ideia” que considera ser o ideal para ‘abrir’ as Funduras à população em geral, e ao turismo, em particular.
Fábio Rodrigues usou a página pessoal na rede social Facebook para lançar a ideia e o consequente debate. Fê-lo, associando com ironia à polémica intervenção prevista para a estrada das Ginjas, mas com um desafio à tutela, dirigido em particular à secretária regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Susana Prada, para desistir das Ginjas e começar a pensar em criar melhores condições de acesso à serra das Funduras.
Saiba mais sobre esta proposta na edição impressa do DIÁRIO desta terça-feira, dia 23.