A Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, no Funchal, recebeu hoje, 13 de Outubro, uma comitiva da escola Husova, da Chéquia, para uma visita de curta duração (‘short-term job shadowing’) que decorre até 17 de Outubro. “A iniciativa reforça a colaboração internacional e a partilha de boas práticas educativas entre Portugal e a Chéquia”, destaca a instituição em comunicado de imprensa.
A delegação visitante salientou que a escola se encontra acreditada e que “todo o projecto é financiado pelo programa Erasmus+”. Ao longo da semana, e ao abrigo do acordo individual estabelecido, os docentes irão assistir a aulas e workshops, com o objectivo de observar e aprimorar métodos e competências de ensino.
O grupo demonstrou especial interesse em conhecer o sistema educativo português e as metodologias utilizadas nas áreas artísticas, nomeadamente: Música, Artes Visuais, Teatro/Expressão Dramática e Línguas Estrangeiras.
Para a direção da Bartolomeu Perestrelo, “este tipo de intercâmbio e partilha de experiências é extremamente enriquecedor, tanto para quem nos visita como para a nossa comunidade educativa”, sublinhando o papel do Erasmus+ na internacionalização da escola e na melhoria contínua das práticas pedagógicas.
A Bartolomeu Perestrelo tem-se destacado pelas colaborações e intercâmbios com diferentes países, materializados em vários projetos europeus. Entre eles, o “For Nature! Find a STEM Solution…”, cujo ‘kick-off meeting’ decorreu em Izmir (Turquia), e que prioriza a promoção de consciência ecológica activa, educação inclusiva e inovadora, desenvolvimento de metodologias em ciência e tecnologia, partilha de boas práticas institucionais e reforço de competências empreendedoras e de pensamento crítico com integração das STEM apoiadas por línguas estrangeiras, visando impacto local e nacional.
Com esta visita de ‘job shadowing’, a Escola Bartolomeu Perestrelo dá mais um passo na consolidação da sua rede de parcerias europeias.