Na sequência de reavivar e manter as tradições da freguesia, a Casa do Povo de São Roque do Faial, através do Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’, volta a organizar amanhã, dia 14 de Janeiro, véspera do Santo Amaro, o Varrer dos Armários, retomando assim a actividade que no ano passado foi cancelada por causa da Covid-19.
A organização lembra que “há muito tempo que a tradição de varrer os armários na véspera de Santo Amaro se tinha perdido em São Roque do Faial. Há 15 anos a nossa Casa do Povo visitou algumas casas no dia 14 de Janeiro para visitar as lapinhas. Como as pessoas das casas visitadas gostaram da iniciativa, a Casa do Povo incluiu no seu Plano de Actividades o Varrer dos Armários de modo a reavivar esta tradição”, justifica.
Recorda que “antigamente era hábito visitar as casas dos amigos pelo Santo Amaro, pois nesta freguesia a ‘Festa’ terminava nessa altura. Com o objectivo de identificar a nossa terra e os nossos costumes, a Senhora Natividade Abreu fez uma letra e música própria para esta actividade”, acrescenta.
A título de curiosidade, um dos membros do grupo ir com vestes imitando o Santo Amaro. A vassoura e a pá também são levadas pelo grupo de modo a simbolizar o varrer dos armários.
A visita às casas iniciar-se-á por volta das 19 horas na sede da Casa do Povo terminando no sítio da Achada do Cedro Gordo.
Normalmente esta iniciativa começava na freguesia de Santana, “mas este ano devido à Covid-19 restringimos a mesma a São Roque do Faial. Além disso só visitaremos as casas dos que solicitarem à Casa do Povo”.
Os principais objectivos desta actividade são os de recuperar e manter vivas as tradições desta terra e proporcionar momentos de convívio e confraternização entre os elementos do Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’ e aqueles que nos recebem, sempre com boa disposição e amizade, tendo em atenção as normas da DGS”, conclui.