Com um número que ultrapassa já os do Carnaval de 2018, a freguesia do Caniço vê sair à rua esta terça-feira, dia de Carnaval, 13 trupes e mais de 1.100 foliões num cortejo carnavalesco que irá animar o centro do Caniço. Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia do Caniço e que tem início marcado para as 16 horas.
Para Milton Teixeira, Presidente da Junta, “o Carnaval do Caniço é representativo, não só, da descentralização que se tem sentido por toda a ilha no que diz respeito a eventos e festividades, mas ainda, do reconhecimento por parte das trupes e dos visitantes, de que o Caniço é efectivamente uma grande cidade, uma grande freguesia, que reúne as condições necessárias para que se festeje em apoteose o Carnaval”, o que se traduziu, este ano, numa maior procura por parte das trupes a querer participar.
Milton Teixeira sublinha ainda que, a exemplo do que foi feito o ano passado, “estão abertas as inscrições para os foliões da categoria ‘Trapalhão’, sendo que as mesmas podem ser feitas no próprio dia do cortejo, até às 15h30m”. De salientar que, nesta categoria, serão atribuídos prémios aos 6 melhores foliões, resultado de uma parceria com o ‘Novo Super’ e o ‘Caniço Shopping’.
Ponto assente é a questão da segurança, reforça Milton Teixeira, que em articulação com a PSP e com o Gabinete de Protecção Civil Municipal planificaram “uma série de medidas que visam promover a segurança de todos os envolvidos e ainda a concretização do cortejo sem qualquer incidente” refere o autarca.
Deste modo, os trabalhos de preparação já tiveram início de modo a garantir que as condições sejam implementadas atempadamente. A autarquia garante cerca de 400 lugares de estacionamento, espaços cuja localização poderá ser consultada na página do Facebook da Junta.
Encarando o Carnaval como um evento familiar, mantém-se a dinâmica do ano passado sendo que o cortejo será realizado às 16 horas, garantindo um horário que, de acordo com o Presidente da Junta, é “vantajoso para as famílias, principalmente as que têm crianças pequenas, que poderão assim beneficiar de um percurso realizado em plena luz do dia e com temperaturas mais agradáveis”. A exemplo do que tem acontecido noutros eventos, a população terá ao seu dispor barracas de comes-e-bebes com as típicas malassadas e os sonhos com mel-de-cana, entre outros.
“A nossa pretensão é que este ano, o nosso Carnaval seja maior, seja melhor! A nossa aposta é sempre na qualidade em detrimento da quantidade, é verdade, mas com o devido esforço podemos aliar as duas coisas e dar ao nosso Caniço o Carnaval que ele merece, um Carnaval tão grande quanto a própria freguesia” conclui o autarca.
A localização das zonas de estacionamento. Foto DR