A 5ª Edição do ‘Monte do Imperador’, evento que recria a época do final do séc. XIX, princípio do séc. XX, realiza-se este domingo à tarde, entre as 14h00 e as 17h30, no Caminho das Tílias, Vereda da Fonte e Adro da Igreja de Nossa Senhora do Monte.
Promovida pela Junta de Freguesia do Monte, desde 2015, o evento é de homenagem ao Imperador Carlos, Imperador da Áustria, Rei da Hungria que chegou à freguesia no dia 22 de Fevereiro (exilado) de 1922, e falecido no dia 01 de Abril do mesmo ano. Uma figura que, com a sua esposa, Imperatriz Zita, e os seus filhos, marcou para sempre a memória das gentes da freguesia e da Região.
A recriação histórica que envolve residentes e associações da freguesia, não se realizou em 2016, devido aos grandes incêndios, e nos últimos anos por causa da pandemia da covid-19.
Este ano foi agendado para o dia 3 de Abril, integrado no programa das comemorações dos 100 anos da morte do Imperador, também Beato, mas acabou adiado para hoje devido às más condições climatéricas verificadas nesse dia.
A Junta de Freguesia procurou envolver as Quintas históricas e as moradias existentes ao longo do percurso: os visitantes vão ter a oportunidade de apreciar as diferentes tonalidades do verde da vegetação existente, as entradas, os portões, as varandas antigas das quintas que já existiam à época. No que respeita às moradias poderão apreciar as colchas, tapeçarias e as toalhas estendidas pelos residentes nas respectivas janelas ou varandas. E também poderão apreciar algum do comércio da época: a tanoaria, o restaurador, o amola tesouras, o transporte de rede, a construção do carro de cesto, as bordadeiras, a desfolha do milho, a venda de produtos agrícolas, do mel e da poncha, da doçaria e dos sumos e licores, ou ainda do porco no espeto (este último já no adro da Igreja de Nossa Senhora do Monte).
O tradicional cortejo etnográfico, onde a figura do Imperador Carlos, da Imperatriz Zita e dos filhos são as figuras principais, sairá da Quinta da Pedra, às 15h00, percorrendo o Caminho das Tílias, vereda da Fonte até ao adro da Igreja de Nossa Senhora do Monte. Aí às 16h30, dá-se início ao Concerto da Banda Municipal do Funchal “Os Artistas”.
O Caminho das Tílias encerra ao transito automóvel às 13h30, reabrindo às 16h30. Para chegar à Igreja neste período, por automóvel, as pessoas devem continuar na estrada regional 103, entrar no Caminho das Lajinhas e depois seguir o Caminho do Monte.
Para assistir ao evento, podem deixar o carro no Parque de estacionamento do Polidesportivo do Monte, que fica a cerca de 300m no Largo da Fonte, seguindo a Estrada dos Marmeleiros, bem próximo ao Caminho das Tílias.
A Junta de Freguesia conta com cerca de 100 figurantes, divididos entre os diferentes quadros vivos e o cortejo etnográfico.
A Junta de Freguesia conta com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e Câmara Municipal do Funchal. Conta ainda com os seguintes parceiros: Associação Carreiros do Monte, Associação Cultural Lírios do Norte, Casa do Povo do Monte, Colégio Infante D. Henrique, Clube Desportivo Infante, Escoteiros do Monte – Grupo 159, Hotel Windsor, Jardins Monte Palace e Paróquia de Nossa Senhora do Monte