No âmbito do projecto europeu ERASMUS + KA1 ‘AGE’, na última semana do mês de Fevereiro as docentes Carla Coutinho e Graça Dias frequentaram o curso estruturado ‘Happy Schools: Positive Education for Well-Being and Life-Skills Development’ que teve lugar em Budapeste. “Este curso teve como objectivo dotar as docentes com diferentes técnicas e actividades na área da educação positiva de modo a estarem mais aptas a intentarem as habilidades básicas de resolução de problemas e criar uma atmosfera que amplie a aprendizagem, pelo estímulo à cooperação, responsabilidade e o respeito mútuo de forma didáctica e envolvente; a promover o bem estar e a felicidade numa perspectiva holística, essencialmente, em contexto de sala de aula, de forma a incutir conhecimentos e capacidades no campo das aprendizagens ao longo da vida”, descrevem as professoras Carla e Graça.
Durante o curso as professoras partilharam e praticaram momentos de Mindfulness com o intuito de auferir de técnicas por forma a motivar e aprimorar a atenção/concentração dos alunos.
Atendendo os novos paradigmas educativos em que se incorporam um “conjunto das competências que são fundamentais para a realização pessoal e social de cada um e para o exercício de uma cidadania consciente e interventiva”, para o relacionamento interpessoal, o bem estar, saúde e ambiente e consciência e domínio do corpo, em conformidade com as ‘Áreas de Competências Do perfil dos Alunos’ pretende-se incutir a educação positiva e o Mindfulness no dia-a-dia, com actividades dentro e fora da sala de aula e sobretudo com o potenciar do bem estar, os valores e as suas potencialidades.
Durante a estada em Budapeste, as docentes tiveram a oportunidade de apresentar a sua escola e ainda dar a conhecer o país e a cidade donde eram provenientes.
No último dia do curso foi proporcionada uma degustação de uma iguaria típica, ‘Langos’, confeccionada pela formadora e ainda um “tour” pela cidade de Budapeste: Discovering Budapest, Buda Castle District e Nazism and Jewish Quarter.
A participação neste curso estruturado pelo Europass Teacher Academy, teve ainda como objectivo o certificar que o currículo, por normas da Comunidade Europeia, está direccionado para as competências, e citando Hoskins e Crick “Competência é uma complexa combinação de conhecimentos, valores, atitudes e desejos que levam a uma autêntica acção humana, num mundo num determinado domínio.”.