Homens, mulheres e crianças participaram esta terça-feira, véspera de São Martinho, no XVI Concurso do Tocar do Búzio organizado pela Casa do Povo de São Roque do Faial.
“Os objectivos do concurso foram totalmente alcançados e quando assim é o balanço só pode ser positivo”, começa por destacar Heliodoro Dória, presidente da Casa do Povo. “De realçar que com este concurso pretendemos reavivar a tradição de, na véspera de São Martinho, tocar os búzios. O evento foi aberto a todos os interessados, tendo participado cerca de duas dezenas de concorrentes”, adianta. Foram atribuídos prémios às categorias de Homem, Mulher e Criança de acordo com a pontuação nas seguintes provas: toque mais forte, toque mais longo e toque mais artístico. Na vertente Crianças, o primeiro lugar foi para o Lucas Dória, o segundo para o Manuel António Dória e o terceiro para o Manuel Ferreira. Nas senhoras saiu vencedora a Maria da Luz Henriques, seguindo-se a Lídia Antunes e em terceiro ficou a Aldora Freitas. Por fim, na categoria Homens o primeiro lugar foi para Manuel Dória, em segundo ficou Lúcio Perestrelo e em terceiro Agostinho Freitas
O júri do concurso foi constituído pelo presidente da Câmara Municipal de Santana, Dinarte Fernandes, pelo presidente da Casa do Povo do Arco de São Jorge, Rui Moisés e pelo técnico do Desenvolvimento Rural, Carlos Pereira.
Na ocasião o presidenta da Casa do Povo aproveitou para agradecer os concorrentes e enalteceu a coragem dos mesmos em se inscrever e concorrer ao longo dos anos, tendo destacado o espírito amigável como o concurso decorreu. Realçou a responsabilidade de todos no comprimento das normas de segurança impostas pela DGS.
No uso da palavra, o presidente do Município de Santana louvou a iniciativa e deu os parabéns à Casa do Povo pela sua dinâmica e pela coragem dos seus dirigentes em dar continuidade às inúmeras actividades que desenvolve ao longo do ano. Louvou todos os participantes no concurso realçando a importância deste tipo de iniciativas para a cultura da freguesia de São Roque do Faial e de todo o concelho de Santana.
De realçar que este ano a Casa do Povo não organizou a Festa de São Martinho, que normalmente acontecia na véspera de São Martinho, por causa do Covid-19.