A segunda mobilidade do projecto ‘Let´s Conquer technology for our students’, que decorreu na passada semana, entre os dias 23 a 27, “teve um balanço francamente positivo, tidas em conta as iniciativas realizadas”, destaca Rosa Luís Gaspar, a professora responsável. “Os objectivos propostos foram alcançados e alguns ultrapassaram as expectativas, na aceitabilidade e adesão de todos os intervenientes”, acentua.
Alunos e professores parceiros dos países Bélgica, Roménia, Itália e Turquia desenvolveram actividades várias na EB1/PE da Lombada – Ponta do Sol, escola anfitriã desta mobilidade.
Trata-se de um Projeto Erasmus+ acção chave 2, na área da cooperação e troca de boas práticas, parceria estratégica entre as cinco escolas dos cinco países participantes, cujo objectivo principal é permitir que as escolas desenvolvam e reforcem as redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, apoio ao intercâmbio de boas práticas e métodos.
É neste contexto que o projecto ‘Let´s Conquer technology for our students’ pretende usar aplicações TIC sendo, portanto, “um pretexto e um contexto para que os alunos se unam e colaborarem, porque a abordagem da aprendizagem com as novas tecnologias e a promoção da aquisição de competências digitais tornar-se-á assim um catalizador para a inovação nas escolas parceiras”, refere a professora ponta-solense.
A mobilidade iniciou-se com a recepção aos parceiros com a apresentação, pelos alunos de uma tradição da zona que é o Espírito Santo, do hastear das bandeiras e respectivos hinos e ainda de uma peça de teatro.
Ao longo da semana decorreram Workshops, como ‘LAB VR360º’, ‘Cubetto’, ‘Studio Stop Motion’, sendo estes dinamizados por professores convidados, Luís Gaspar, Rodolfo Pinto e Vanda Franco e ainda ‘AcitveInspire’ e ‘Animation’ pelos professores parceiros da Bélgica – Annie Lambermont e Olivier Maissin, sem esquecer as reuniões de trabalho para balanço intermédio do projecto e preparação da próxima mobilidade, na Roménia, em Maio, onde irão cinco alunos e três professores da EB1/PE da Lombada – Ponta do Sol.
A par desta mobilidade, a escola também recebeu três professoras da Bulgária, sendo que uma delas, Evegenyia Mihova, embaixadora eTwinning, estiveram a fazer Jobshadowing ‘Using ICT and outdoor activities in kindergarten’, uma acção chave 1 do Programa Erasmus+.
“A programação só foi possível graças ao empenho e envolvimento da equipa”, sustenta a coordenadora, a professora Rosa Luísa Gaspar, registando também a importância “das parcerias firmadas” para o êxito desta mobilidade.