Desde sexta-feira que o pátio exterior da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria acolhe um ecocentro móvel, uma estrutura disponibilizada pela Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Ambiente, informa a edilidade em comunicado de imprensa.
A mesma nota refere que “este equipamento estará acessível a todos os moradores durante toda a próxima semana, permitindo a deposição de resíduos domésticos específicos, que normalmente não podem ser colocados nos contentores habituais”. Nomeadamente: pilhas, lâmpadas fluorescentes, tinteiros, latas de tinta, aparelhos electrónicos, utensílios de cozinha e pequenas embalagens de produtos perigosos.
“A iniciativa pretende facilitar o acesso dos cidadãos a uma solução prática para a separação de resíduos, incentivando comportamentos mais sustentáveis e promovendo a valorização dos materiais recolhidos, através de processos adequados de reciclagem e tratamento ambiental. O ecocentro móvel permite ainda dar resposta a uma preocupação crescente com a gestão de resíduos perigosos, evitando que estes cheguem ao circuito dos resíduos indiferenciados e contribuindo para reduzir impactos ambientais negativos na freguesia e na cidade”, sublinha o executivo local.