A Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos dará início, ainda este mês, à obra de construção de um ecoponto e de um abrigo de paragem de autocarros na Estrada do Brasileiro. A intervenção, com um prazo de execução de 120 dias, foi adjudicada pelo valor de 27 967,20 euros (sem IVA) e visa responder a uma reivindicação antiga da população local.
O projecto prevê duas componentes fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da comunidade: Higiene e organização urbana, através da criação de um espaço adequado para os caixotes do lixo, que passam a estar protegidos num abrigo próprio, melhorando o aspecto visual da zona e reduzindo impactos ambientais; Mobilidade e conforto da população, com a instalação de um abrigo moderno e funcional para os utilizadores de transportes públicos, garantindo protecção contra as condições climatéricas e maior segurança na espera pelos autocarros.
De acordo com a Junta de Freguesia, esta obra permitirá valorizar a Estrada do Brasileiro, conferindo maior dignidade ao local e beneficiando directamente a população residente. Para além do impacto positivo na imagem urbana, a intervenção assegura melhores condições de mobilidade e reforça a aposta na valorização da freguesia.
A empreitada será executada no âmbito do contrato inter-administrativo celebrado entre a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e a Junta de Freguesia, mecanismo que reforça a cooperação institucional e permite dar resposta de forma célere às necessidades concretas das populações.
Segundo o Executivo da Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, “esta obra representa um passo importante na melhoria das condições do espaço público, indo ao encontro das necessidades da população e traduzindo-se numa intervenção de elevado valor social e comunitário”.