Com o propósito de debater os desafios da União Europeia (UE) e as oportunidades que esta proporciona aos jovens, bem como a importância do exercício do direito de voto e da participação activa na vida pública, a eurodeputada Liliana Rodrigues esteve esta terça-feira de manhã na Escola Básica e Secundária Bispo Dom Manuel Ferreira Cabral, em Santana, no âmbito da iniciativa ‘Encontros com os Cidadãos’.
Organizada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, este encontro com os estudantes santanenses foi uma oportunidade para debater a ideia de União Europeia num momento em que a Europa enfrenta múltiplos desafios como o nacionalismo, os avanços da extrema-direita, as notícias falsas e as campanhas de desinformação, que “muito têm influenciado as eleições mais recentes a nível mundial, bem como o referendo que ditou o Brexit, em 2016”, referiu a eurodeputada socialista.
Com as eleições europeias marcadas para Maio do próximo ano, Liliana Rodrigues considera que este é o momento certo para mostrar aos jovens a importância que a UE tem para os seus cidadãos e de apelar à participação democrática dos defensores do projecto europeu, dando como exemplo do que aconteceu no Brexit: “Na votação do referendo no Reino Unido, apenas 50% dos jovens britânicos (com idades entre os 18 e os 24 anos) que eram a favor da permanência do Reino Unido na UE foram votar. Dos que votaram, 75% defendia o sim no bloco europeu, precisamente a votação contrária à da faixa etária dos 69 anos, que votou pelo Brexit. Isto significa que os jovens que não votaram podiam ter mudado o rumo da história recente. Neste momento, poderíamos não ter que estar a assistir às negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia”, conclui a deputada no Parlamento Europeu.
Neste encontro com os estudantes do ‘liceu’ de Santana, outro aspecto muito valorizado e que importa inverter foi o facto de nas últimas eleições europeias, em 2014, nem um quinto dos jovens, entre os 18 e os 24 anos, terem votado. Em Santana, Liliana Rodrigues procurou alertar e sensibilizar para a importância do voto, pois “só com uma maior participação dos cidadãos é que a União Europeia e o sentimento europeu poderão continuar a crescer”.
A iniciativa ‘Encontros com os Cidadãos’ pretende dar aos cidadãos europeus a oportunidade de expressarem as suas preocupações e expectativas quanto ao futuro da União Europeia. Tendo em conta as eleições europeias previstas para o próximo ano, a iniciativa pretende ainda estimular o debate europeu, envolver os cidadãos e proceder a um esclarecimento da população.