Escola de Santana proporciona um fim-de-semana repleto de atividades
Com actividades diversificadas e apresentadas à comunidade por forma a promover e consciencializar para a promoção de uma vida mais saudável, Santana foi palco, neste fim-de-semana, da Feira da Saúde organizada pela Escola Básica com Pré e creche de Santana (EB1/PE/C Santana)
Diversos formam os momentos altos deste evento, nomeadamente as aulas abertas nas mais diferentes modalidades e direccionadas para todas as idades: mindfulles, zumba, taichi e qi-gong , bodycombat, patinagem, esgrima, exercício físico para Séniores. Foram apresentadas por várias associações do concelho e mesmo fora deste, que de forma gratuita se aliaram à feira.
Os rastreios, realizados pelos alunos de enfermagem da Universidade de Madeira permitiu também a todos os interessados monitorizar, de forma gratuita, valores relacionados com o bem-estar geral.
De salientar também a oportunidade de assistir a uma demostração de Boccia, um desporto, praticado em cadeira de rodas, por atletas portadores de paralisia cerebral e outras deficiências motoras, demostrado pela Associação de Paralisia Cerebral da Madeira que acedeu ao convite da escola para poder desta forma interagir com as crianças, mostrando que o desporto é acessível a todos.
Adélia Santos, directora da EB1/PE/C Santana destaca também o fórum realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana que contou com a intervenção de diversos profissionais de saúde e de outros ramos. “Um painel destacado pela qualidade das intervenções e das temáticas que abrangeram”, sublinha. “Salientaram-se aspectos relacionadas com as nocas tecnologias, enumeraram-se diferentes considerações no sentido de prevenir a osteoporose, a importância do sentir foi também referida, bem como focado o aspecto da criatividade como elemento fundamental de toda a prática pedagógica e forma de promover o sucesso educativo”, refere, em jeito de balanço, a responsável escolar. Acrescenta que a finalizar ficou também “uma mensagem de incentivo, no sentido de alteração de comportamentos relativamente a alimentação em contexto escolar”.
Apesar do mau tempo ter condicionado o espaço pedagógico criado, não impediu a realização da primeira Color Run em Santana. Este evento com quase 250 inscritos “foi um momento revigorante, cheio de cor, música e muita energia que pretendia promover a corrida ou caminhada como forma de exercitar o corpo e a mente”, realçou Adélia Santos. A Color Run Sê + teve também uma vertente solidária, as inscrições realizadas na mesma revertiam em parte para a Associação de Paralisa Cerebral da Madeira.
A prova ficou concluída com a apresentação de um bolo realizado pelos encarregados de educação do 3º ano da referida escola. Sendo de realçar que um dos ingredientes utilizados foi a stevia, um substituto saudável do açúcar que veio adoçar de forma saudável os participantes desta prova.
A EB1/PE/C Santana foi a principal responsável pela feira, mas as parceiras alcançadas com a Câmara Municipal de Santana, a AARAM, a Universidade da Madeira, Alberto Oculista, Santanense e Q10, bem como os patrocínios atribuídos, nomeadamente: as farmácias do concelho, a Policlínica de Santana, O Colmo, e vários estabelecimentos de hotelaria e restauração, reforçaram o sucesso da mesma.
De referir que a Feira da Saúde foi uma actividade desenvolvida no âmbito do projecto ‘Pinóquio com Ciência’ e ‘Enferbot’ que concorrem à 15º Edição do Prémio Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho.