O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRM-LPCC) em parceria com o Estabelecimento Prisional do Funchal, promove uma vez mais o Torneio Solidário de Futsal ‘Fut Pela Vida 2018’, que decorrerá no Pavilhão Gimnodesportivo do Estabelecimento Prisional do Funchal, de 21 a 26 de Maio (de segunda a sábado), das 18h30 às 22 horas.
Este Torneio, apresentado esta semana, é destinado a toda a comunidade madeirense interessada nesta prática desportiva, tendo como objetivos: o fair-play, a amizade, o convívio, a multidisciplinaridade, promoção da saúde através da prática desportiva e interação entre os intervenientes. Além desta componente desportiva, este Torneio tem duas componentes sociais, tendo por base a missão desta instituição, existe um grande foco na prevenção e promoção da saúde e a inclusão social através da participação de uma equipa de reclusos. Por fim, pretende-se com este evento angariar fundos para a manutenção dos programas e actividades do NRM-LPCC.
Na mesma ocasião foi também apresentado o concurso #Futlusos, uma iniciativa do NRM-LPCC, no âmbito do Torneio ‘Fut Pela Vida’ e do programa de Educação para a Saúde, salientando a importância de práticas saudáveis na comunidade reclusa. Este concurso prende-se com a criação de uma frase/slogan alusivo ao Código Europeu Contra o Cancro. Tem como objectivos dar oportunidade a esta comunidade para contribuir activamente para a nossa campanha, através da sua imaginação, conhecimento e experiência, outro objectivo é estimular e criar hábitos saudáveis e manutenção dos mesmos após a sua reintegração na sociedade. Este é um projecto que fomenta o direito à prática do futebol como forma de combate à discriminação e que promove a integração social, neste caso dos reclusos, possibilitando que a sua re-inserção na sociedade seja equitativa e descomprometida de preconceitos, categorias e estereótipos.