Há festa rija em Campanário no próximo fim-de-semana. A Festa do Santíssimo Sacramento é o arraial mais forte das festividades anuais da referida paróquia.
Manda a tradição que o arranque da festa aconteça ao badalar do meio-dia de sábado com a queima de fogo de estalo e respectivas girândolas em diversos pontos da freguesia. É contudo a partir do entardecer que o povo sai à rua para participar no arraial em volta da igreja paroquial. A missa da Novena, pelas 20 horas, serve de antecâmara para o final de noite animado, com destaque para a actuação do grupo musical ‘Os de Passagem’, a partir das 22 horas. Pela meia-noite o fogo de artifício promete desviar atenções, continuando a festa até às 02 da madrugada.
No domingo a azáfama regressa após a manhã de descanso. Enquanto uns vão para a igreja para marcar presença na missa solene (16h), outros ocupam-se em construir o extenso tapete de flores e verduras que envolve todo o trajecto por onde passará a procissão ‘do Senhor’, que é uma das grandes atracções desta celebração.
Concluídas as cerimónias religiosas, o arraial instala-se definitivamente no adro e zonas envolventes, com animação musical até à meia-noite. João Vinagre é o cabeça de cartaz no programa de domingo.
Nesta freguesia que viu muitos dos seus filhos partirem para a Venezuela, desde há vários anos a esta parte que foi instituída outra celebração implementada pelos emigrantes, sempre na segunda-feira após o arraial ‘do Senhor’. Este ano não é excepção, razão pela qual no próximo dia 30, pelas 20 horas, haverá missa solene seguida de procissão em Honra de Nossa Senhora de Coromoto.