A Junta de freguesia de Gaula apoia a produção de cana-de-açúcar através de um programa específico criado para o efeito. As candidaturas estão abertas até 18 de Abril. Os valores pecuniários do apolo variam com a área cultivada e podem ir até aos 250 euros. Uma ajuda que a exemplo do apoio à produção de trigo tem registado uma grande adesão por parte dos agricultores gauleses.
Devolver aos campos agrícolas gauleses o verde das produções agrícolas tem sido objectivo da Junta de Freguesia de Gaula. Liliana Valente, presidente da Junta de Freguesia de Gaula considera que estas medidas de apoio à actividade agrícola “são muitas vezes aquele incentivo que espoleta o bichinho da agricultura nas populações”. As tradições do campo estão ainda enraizadas em muita da população que não gosta de ver os campos cobertos de infestantes. A
Junta de freguesia de Gaula, acolheu os contributos da população que quer “mexer na terra”
A produção de cana sacarina tem boas condições no “anfiteatro gaulês”, produzindo-se cana sacarina com excelente grau sacarimétrico para a produção de bom rum gaulês. “Estamos a falar de pequenas produções, mas aquilo que é produzida tem escoamento garantido, ate porque em Gaula existe um engenho (0 Reizinho) que produz algum do melhor Rum regional”, conclui a autarca.