O Natal volta a trazer prenda no sapatinho para a maioria das famílias de residentes na freguesia do Faial. Numa iniciativa da Junta de Freguesia local, que já vem sendo tradição, três centenas de cabazes são distribuídos nesta quadra festiva.
Os mais idosos, com pensões menores, recebem, por esta altura, um complemento solidário, no valor de 30 euros. Trata-se de um vale de compras, que pode ser trocado em qualquer das mercearias da freguesia, permitindo levar para casa os bens que, em cada caso, sejam necessários.
Além dos idosos, todos os casais com alunos em idade escolar – desde o pré-escolar até ao secundário -, têm, também, direito a um vale de compras, no mesmo valor.
“No total, são cerca de 300 vales de compras, representando uma soma considerável que é derramada na economia local, através das famílias. Para as cinco mercearias, que ainda resistem, este é um importante impulso à sua actividade, reconhecendo-se o papel importante que desempenham na facilitação da vida dos residentes, particularmente, em locais mais distantes da freguesia. Significam, estes pequenos negócios, ainda, o sustento de vários agregados que deles dependem, e os empregos que sustentam”, lembra Manuel Luís Andrade, o presidente da Junta de Freguesia.
Esta é a segunda vez, no presente ano, que a Junta do Faial atribui este tipo de apoios. O mesmo aconteceu em Setembro, aquando das festividades da freguesia e do início das aulas, com a disponibilização de igual valor. Nessa altura, também os estudantes universitários foram brindados com a disponibilização do valor de uma passagem aérea, em espécie. “Em todos os casos, esta atribuição não depende de nenhuma candidatura, nem descrimina qualquer local de estudo ou universidade – abrange todos os residentes”, assinala o autarca do PSD.