• Santa Cruz
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Dia do Bom Pastor assinalado pela Casa do Povo
9 Maio, 2022
Intervenção urgente na escarpa condiciona acesso à praia
9 Maio, 2022

Junta de Freguesia aprovou novo apoio à natalidade

9 Maio, 2022 às 9:18

Na passada semana, a Freguesia de Santa Cruz viu o seu relatório de gestão aprovado, assim como um novo apoio a ser atribuído por esta Freguesia, nomeadamente, o apoio à natalidade para todas as crianças nascidas na Freguesia de Santa Cruz, desde 2022.

O novo apoio, de carácter universal, para incentivo à natalidade, mereceu a abstenção do membro eleito pelo Partido Socialista, situação que, no entender deste executivo, é incompreensível, uma vez que este é um apoio que acaba por ser uma continuidade do trabalho social já desenvolvido por esta Freguesia, que conta já com apoio na aquisição de livros e material escolar, apoio a estudantes universitários, entre outros apoios pontuais atribuídos.

O novo apoio à natalidade agora criado e com efeitos retroactivos a Janeiro de 2022, traduz-se em “vales” com um valor total de 120 euros por cada criança nascida, que deverão ser utilizados nas farmácias e parafarmácias da Freguesia de Santa Cruz, num prazo máximo de 2 anos após o nascimento da criança. Para o efeito, deverá ser preenchido um requerimento disponível nesta Freguesia, tendo este apoio um carácter universal, ou seja, de atribuição a todas as famílias desde que, residentes na Freguesia de Santa Cruz.

Para além de ser um apoio aos novos pais, é também uma medida que promove a dinamização da economia local pois os vales só poderão ser utilizados nas farmácias e parafarmácias da Freguesia de Santa Cruz.

Foi também com muita satisfação que o executivo desta Freguesia apresentou o relatório de gestão do ano de 2021 com uma taxa de execução de despesa na ordem dos 80% e, de 100% na receita, embora as condicionantes ainda sentidas pela pandemia da doença da COVID-19, que limitaram a concretização de várias actividades planeadas e, por consequência, a taxa de execução final.

Mesmo assim, a freguesia de Santa Cruz aumentou os apoios sociais atribuídos, continuou com o trabalho de limpeza, manutenção e melhoramento de veredas e estradas na Freguesia e manteve os apoios às entidades locais, nomeadamente, as escolas, associações desportivas, lúdicas e recreativas, a casa do povo e instituições de solidariedade social, de acordo com as funções e atribuições legais das Freguesias.

Para a concretização das competências atribuídas, a junta de freguesia de Santa Cruz adquiriu ainda uma carrinha de caixa aberta que, nos trabalhos diários desenvolvidos, torna-se uma ferramenta fundamental de apoio aos trabalhadores e à população local.

Todo este trabalho reflecte um esforço quotidiano de toda a equipa, bem como de todos os funcionários e trabalhadores que integram programas de emprego e que permitem os bons resultados verificados.

Share
Orlando Drumond
Orlando Drumond

Publicações relacionadas

2 Junho, 2025

Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula em intercâmbio na Azambuja


Ler mais

Foto: JFCF

31 Maio, 2025

Junta investe em habitação, agricultura e requalificação de trilhos


Ler mais
29 Maio, 2025

Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Junta de Freguesia de São Pedro realiza viagem e promove convívio entre moradores
  • Junta do Imaculado assinalou Dia da Criança nas escolas locais
  • Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula em intercâmbio na Azambuja
  • Junta investe em habitação, agricultura e requalificação de trilhos
  • Exposição lúdica da Associação Ornitológica da Madeira em São Roque
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.