A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria iniciou, na tarde desta terça-feira, um ciclo de reuniões com as organizações políticas de jovens da freguesia, numa iniciativa que visa criar um Plano Local de Juventude.
Este será um documento estratégico que aprofundará as políticas, programas e iniciativas de juventude a adoptar na freguesia nos próximos anos, envolvendo na sua elaboração os jovens que vivem, estudam e trabalham na freguesia, com idades entre os 14 e os 30 anos.
Depois de lançar a Assembleia de Freguesia Jovem, iniciativa que tem como parceiros estratégicos as escolas da APEL e Bartolomeu Perestrelo, a Junta decidiu promover reuniões com as organizações políticas de juventude da freguesia.
Além destas iniciativas, a Junta está a equacionar outras estratégias que resultem numa consulta tão alargada quanto possível, envolvendo os diversos quadrantes e promovendo a partilha de ideias, propostas e opiniões.
A primeira “juventude partidária” a ser ouvida foi a JSD, estrutura presidida por Tomé Encarnação, que se fez acompanhar por mais quatro elementos, que reuniram com o presidente e a tesoureira da freguesia, Pedro Araújo e Luciana Gonçalves, respectivamente.
É desejo do executivo da Junta que o plano contenha um pacote de medidas concretas em todas as áreas de intervenção da freguesia, incluindo educação, saúde, ambiente, desporto, lazer e cultura, e que a sua elaboração envolva o maior número de jovens da freguesia.
O Plano Local de Juventude pretende ser também promotor da democracia participativa, numa iniciativa dirigida aos jovens da freguesia, que têm assim a oportunidade de participar activamente e influenciar as políticas locais.