No primeiro trimestre deste ano a Junta de Freguesia do Curral das Freiras atribuiu quase 10 mil euros em apoios e investiu cerca de 20 mil euros em obras de proximidade. Os dados constam no relatório trimestral e consequente registo das acções desenvolvidas no âmbito do plano de actividades e plano plurianual de investimentos nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março.
No que ao plano de actividades diz respeito, o montante executado foi de 9.605 euros. Mais de 3.300 euros diz respeito a apoios a instituições e eventos na freguesia, assim como em apoio social, nomeadamente à habitação, neste caso num montante global de 4.987 euros.
No plano plurianual de investimentos, a manutenção diária das áreas públicas e de veredas na freguesia interior do Concelho de Câmara de Lobos, significou, nos primeiros três meses deste ano, um montante executado de cerca de 20.000 euros.
“Um trimestre de execução difícil, que pela falta de orçamento da região a receita desenrolou-se em duodécimos, situação no entanto ao que tudo indica será esta uma realidade que veio para ficar mesmo que a nossa região da Madeira tenha o seu orçamento aprovado, como esperamos, num futuro breve”, diz Manuel Salustino Jesus, presidente da Junta de Freguesia. “É uma situação que ao permanecer as transferências em duodécimos prejudica as juntas de freguesia com menor orçamento porque muda a forma de actuarmos e reduz a rapidez de resposta a nossa população, é uma dificuldade ainda maior. Uma coisa é quando entramos em Janeiro e recebemos o montante do FFF – Fundo de Financiamento das Freguesias para três meses, o que dá-nos uma folga orçamental da receita e garantia para um melhor planeamento de actuação e na capacidade de resposta, enquanto esta forma de receita mensal é um entrave”, queixa-se.
Na opinião deste autarca do PSD, “a receita e a realização da despesa que cobre os planos de actividade e plano plurianual investimento é situação que deve, no nosso entender, a delegação da ANAFRE e a própria ANAFRE nacional manifestarem-se em defesa destas juntas de freguesias com menores orçamentos, como é a do Curral das Freiras”, defende o presidente da Junta.