Repete-se o excesso de lixo acumulado na via pública no centro da Vila do Caniçal. No início desta semana voltou a ‘dar nas vistas’ e a ser motivo de insatisfação geral o problema da acumulação excessiva de resíduos sólidos junto de ‘ecopontos’, realidade já este mês de Agosto publicamente denunciada.
“Os contentores de ‘lixo normal’ estão completamente cheios e transbordando. Há um grande número de sacos de lixo pretos acumulados ao redor e em cima dos contentores porque a quantidade de lixo ultrapassa em muito a capacidade dos contentores disponíveis (ver imagem captada no início desta semana) ” denunciou morador, que solicitou não ser identificado.
Considera que o ‘mau cartaz’, além de atentar à saúde pública, deve-se à frequência da recolha, “insuficiente para a quantidade de resíduos gerados, pelas pessoas (nomeadamente os residentes) e pela restauração local”, aponta. De acordo com o mesmo interlocutor, “há falta de contentores adequados para o volume de lixo que é produzido” na concorrida zona baixa da vila caniçalense.
Prova disso é o amontoado de sacos de lixo junto dos contentores que transbordam de resíduos. “A resposta da ARM – Águas e Resíduos da Madeira não está a ser eficaz em solucionar o problema”, manifesta, aludindo à recente denúncia pública (foi notícia no dia 9 de Agosto) levada a cabo pela Iniciativa Liberal (IL).
“Esta situação não só é desagradável visualmente, mas também representa riscos à saúde pública e ao meio ambiente”, reclama o queixoso sobre o “insuportável lixo e cheiro nauseabundo” que tem predominado este Verão no ‘ecoponto’ em questão.
Há três semanas o problema em causa foi notícia quando a IL, através de comunicado, considerou o serviço de recolha de resíduos no Caniçal de “inaceitável”. Na ocasião os ‘liberais’ criticaram o serviço prestado pela empresa ARM, nomeadamente os contentores de lixo em mau estado e com salubridade questionável.
Na ocasião a ARM reagiu à denúncia pública apelando para que sejam respeitadas regras de separação e acondicionamento dos resíduos, ao mesmo tempo que assegurou que a recolha na Vila do Caniçal é efectuada “todos os dias úteis da semana” e que, “todas as semanas, são realizadas limpezas extraordinárias, com recurso a uma viatura de caixa aberta, devido aos muitos casos de abandono de sacos de lixo e resíduos volumosos que, infelizmente, se verificam nesta localidade”.