Foi através do projecto “Vamos Brincar? A Ludoteca na Escola” que a EB1/PE de São Roque, no polo do Lombo Segundo, ganhou um novo espaço onde as crianças podem aprender, brincando. A ideia partiu de Inês Garrido Gouveia, professora, e contou com ajuda de Sandra Cró, técnica superior de biblioteca, apoiadas pela Direcção da Escola e pela Secretaria Regional da Educação, tendo sido concretizada no ano lectivo transacto, com continuidade este ano.
A mentora do projecto parece não ter dúvidas do seu sucesso, que, de resto, terá pesado no apoio recebido da ‘Escola Amiga da Criança’, do grupo editorial Leya.
A criação da Ludoteca, diz-nos Inês Gouveia, surgiu, sobretudo, “da necessidade de as crianças poderem brincar, serem elas próprias no contexto escolar”, já que passam perto de 10 horas na escola. Contando com um espaço próprio, que foi crescendo à medida que os brinquedos iam sendo mais e o interesse das crianças cada vez maior, a Ludoteca possibilita a todos os alunos desta escola o prazer de brincar e alargar experiências relacionais, não só entre si, mas também com os adultos. Neste âmbito é destacada a crescente interacção dos pais com as crianças neste espaço.
Ludoteca replicada no Galeão
Os benefícios da criação da Ludoteca na escola do Lombo Segundo foram reconhecidos por toda a comunidade educativa, sendo bastante apreciado, sobretudo, pelas crianças. Dada esta receptividade e sucesso, a mentora da iniciativa resolveu replicar a ideia na escola do Galeão, estando já em curso a implementação da respectiva Ludoteca. Inês Gouveia realça o apoio de todos os encarregados de educação, particularmente através da Associação de Pais, na oferta de brinquedos e outros materiais para apetrechar aquele espaço, que deverá receber as crianças já na próxima semana.