• São Jorge
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Freguesia comemora amanhã o 33º aniversário da sua elevação que ocorre hoje
15 Abril, 2022
Casa do Povo de São Roque do Faial comemora Dia Mundial da Voz
15 Abril, 2022

Maioria PSD esclarece dúvidas suscitadas pela oposição CDS

15 Abril, 2022 às 10:56

Fabiana Matos, presidente da Junta de Freguesia de São Jorge

O PSD São Jorge não compreende as críticas levantadas pela oposição referentes à Conta de Gerência de 2021, isto porque “o valor alvo de preocupação pelo CDS de cerca de 25 mil euros, que corresponde a apenas 23% do orçamento global do ano transacto, foi gasto no último trimestre. Ora, é neste último trimestre que há mais gastos na rubrica de pessoal para fazer face aos pagamentos dos subsídios de Natal dos funcionários, ou seja, quase metade do valor em questão foi para essa rubrica”, esclarece Fabiana Matos. A presidente da Junta de Freguesia de São Jorge justifica desta forma os 13.830 euros pagos no final do ano findo, época que correspondeu ao início do mandato na presidência, após a vitória do PSD nas Autárquicas de 2021, destronando então a hegemonia do CDS.

Outra parte significativa foi o “pagamento da ornamentação do adro do Igreja e da Rua adjacente que vem sendo (e bem) hábito dos anteriores executivos, que conjuntamente ao fogo do final do ano, perfaz um valor de 6.838 euros”, indica. “A estes valores somam-se as despesas correntes como as comunicações, electricidade e consumíveis”, atira a agora presidente da freguesia que já foi bastião do CDS. Daí a conclusão: “Não existiu nenhum gasto extraordinário”, assegura. Faz também notar que o saldo de gerência que acabou por transitar para o presente ano enquadra-se nos valores verificados um ano antes.  “O saldo de gerência que transitou para 2022, cerca de 15 mil euros, está dentro dos valores das anteriores gestões”, ao dar nota que em 2020 o saldo de gerência foi de 17.806 euros.

Perante as demais suspeitas levantadas pela oposição PSD, Fabiana Matos esclarece que “em relação à transferência para Associação Cultural dos Amigos de São Jorge (inactiva) foi uma gralha na elaboração dos mapas do anterior executivo CDS, isto porque o valor em questão foi transferido para a Associação de Amigos de Pessoas com Necessidade Especiais da Madeira no âmbito do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão – CACI Santana, para contribuir na compra de uma mufla”, concretizou.

Share
Orlando Drumond
Orlando Drumond

Publicações relacionadas

foto GRM

16 Setembro, 2025

Bordado e banana em colecção inédita


Ler mais
8 Setembro, 2025

Escola da Torre inicia formações para adultos a 11 de Setembro


Ler mais

Foto JFSG

6 Setembro, 2025

Investimento de 3 mil euros em 60 alunos do ensino básico


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Bordado e banana em colecção inédita
  • Marco Caldeira enaltece trabalho meritório das Casas do Povo
  • Protocolo com CCD São José amplia rede social do Imaculado
  • Abertas inscrições para formação musical na Casa do Povo da Calheta
  • Gaula assinala 516 anos com solenidade e animação até domingo
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.