Porque os equipamentos do parque infantil de São Jorge, na generalidade, não se encontram em bom estado desde o anterior executivo (CDS), o actual executivo PSD na Junta de Freguesia de São Jorge já este ano manifestou desagrado à Câmara Municipal de Santana (CMS) pelo arrastar da situação. Em causa não só o estado “bastante degradado, constituindo um risco para as crianças que o frequentam”, mas também as “reclamações” dos fregueses, a exigir o seu melhoramento ou encerramento.
Na resposta, em Maio, a CMS comunicou à Junta de Freguesia que se encontrava a consultar o mercado e a receber propostas, para reabilitar o parque infantil. No entanto, uma vez que os procedimentos ainda demoram, a CMS procedeu ao fecho provisório do parque infantil, através da colocação de fita vermelha a contornar o recinto.
Porque já se passou o Verão e a situação mantém-se, o executivo da Junta, presidido por Fabiana Matos (PSD) considera que “no projecto da obra de requalificação urbanística da Rua Padre Francisco Marques Mendonça, em São Jorge, a reabilitação do parque infantil de São Jorge deveria ter sido uma prioridade. De modo a colmatar esta lacuna que existe no centro da freguesia, que há muito apresenta constrangimentos”, reclama.
Para a autarca social-democrata “o parque infantil de São Jorge constitui um espaço público de extrema importância para a freguesia, fundamental para a promoção da prática de actividades de lazer com qualidade, dotando esta freguesia de uma estrutura de relevo para as crianças, famílias e para a vida em comunidade. É uma mais-valia, pois vai ao encontro dos anseios da população, para além de que é importante e atractivo para a localidade”, sustenta.
Registe-se que a Junta de Freguesia de São Jorge é a entidade responsável pela manutenção e limpeza dos espaços ajardinados do parque infantil em causa e a CMS pela manutenção da infra-estrutura.