Sónia Perneta
Sónia Perneta
Quando o assunto é a prática de actividades físicas muitas são as modalidades conhecidas, porém uma das actividades que dificilmente é deixada de lado é a caminhada.
Por ser uma actividade completa, de baixo custo, que não possui contra indicações e pode ser praticada por qualquer indivíduo, de qualquer faixa etária. Esta actividade física é considerada um movimento primitivo do ser humano, porém constantemente estudado com o objectivo de explorar os seus benefícios.
Em Santo António existe um percurso propício para esta prática. Com cerca de 2150 metros, inicia-se no Caminho da Ponte, junto ao Centro de Saúde e termina no cruzamento do Avista Navios ou vice-versa. O seu fácil acesso, sem grandes inclinações e com pouco trânsito transformou este troço numa promenade. Chamo-lhe de ‘promenade’ de Santo António. Atrevo-me a comparar este percurso a tantos outros devidamente preparados e identificados para o efeito. Um percurso que dá resposta às necessidades da freguesia que pretende praticar desporto sem qualquer custo. Em 2014 foi apresentado como percurso pedonal fitness entre Santo António e São Martinho. Com o tempo perdeu a placa que o sinalizava mas não perdeu os seus frequentadores.
Diariamente centenas de pessoas usufruem desta ‘promenade’. Recomendações médicas, lazer, gosto pela prática desportiva ou momentos de descontracção são razões que levam a população da freguesia, e não só, a realizar a sua caminhada nestes 2.150 metros de estrada. Aos pares, em grupo ou sozinhos, gerando ao longo de todo o dia um movimento constante.
Uns logo pelo fresco da manhã, com o nascer do sol, com a aragem limpa e fresca; muitos outros ao final do dia, depois do trabalho, de cumpridas as tarefas diárias. Há também quem aproveite uma brechazinha durante o dia para se exercitar.
Quem por aqui passa com frequência acaba por identificar e reconhecer os ‘colegas’ de percurso. Pessoas de todas as idades, de todas as classes sociais; uns equipados a rigor, outros com uma vestimenta confortável para o fim a que se propõem.
Engraçado como, ao fim de alguns dias, o bom dia, boa tarde ou boa noite, passam a ser acompanhados de um sorriso caloroso. Tornou-se num ponto de encontro, à semelhança de um café ou de um banco de jardim. Mas aqui a população exercita-se, cuida do corpo e da mente. Uma mais valia para a freguesia de Santo António.